CPA inicia sensibilização sobre a importância de participação na avaliação interna

por Rebeca publicado 10/09/2020 12h53, última modificação 10/09/2020 12h53
O questionário vai permitir identificar o perfil de atuação do IFRR, contribuindo para aprimorar o desempenho institucional como um todo

Foto: Arquivo/Divulgação

Durante o mês de setembro, a Comissão Própria de Avaliação do Instituto Federal de Roraima, em parceria com as coordenações das Comissões Setoriais dos campi, deu início à primeira etapa da avaliação institucional para o ciclo avaliativo de 2020. Trata-se do processo de sensibilização.

A etapa da sensibilização busca o envolvimento da comunidade acadêmica na construção da proposta avaliativa. Esse momento ocorre por meio da realização de reuniões, palestras, seminários. Em decorrência da pandemia e da prorrogação das atividades não presenciais no IFRR, todas as ações são de forma remota.

Pelo Manual de Orientações Gerais para o Roteiro de Avaliação das Instituições, a sensibilização deve estar presente tanto no início quanto na continuação das ações avaliativas, uma vez que sempre haverá sujeitos novos iniciando sua participação no processo: estudantes, docentes ou técnicos administrativos.

De acordo com a presidente da CPA, Antonia Valdirene Costa, iniciou-se a formação dos membros das comissões, mas a sensibilização é uma das etapas mais importantes do processo. Espera-se uma adesão ampla da comunidade interna, mesmo em tempos de pandemia do novo coronavírus.

Para Antonia, neste contexto pandêmico, há um desafio significativo, que é alcançar os públicos nos diferentes contextos, e o apoio de todos é de fundamental importância. “A CPA solicita o apoio da comunidade acadêmica, pedagógica e administrativa do Instituto Federal no enfrentamento desse desafio”, disse.

Além da sensibilização dos servidores e dos estudantes via remota, serão iniciados os trabalhos de reelaboração do questionário da autoavaliação institucional em equipes, por meio da Comissão Setorial de Avaliação (CSA), que dará continuação às atividades com os servidores em suas unidades.

A previsão da disponibilização do questionário de avaliação é para o mês de outubro. Esse instrumento vai permitir identificar, com base nas respostas das comunidades interna e externa, o perfil de atuação do IFRR, contribuindo para aprimorar o desempenho institucional como um todo.

Os trabalhos desenvolvidos pela CPA para o ciclo atual ocorrem de setembro a dezembro de 2020, e em janeiro e fevereiro de 2021, objetivando a publicação do Relatório de Autoavaliação Institucional. Pela legislação, esse documento deve ser submetido ao sistema MEC até 30 de março de cada ano.

CPA – É um órgão colegiado que tem como atividade autoavaliar o IFRR e diagnosticar os possíveis pontos fracos, medianos e fortes, e, com base nessa autoavaliação, focalizar os trabalhos, por intermédio dos gestores, visando a uma educação de excelência. Os interessados em saber mais sobre as atribuições dessa comissão podem acessar a página http://www.ifrr.edu.br/cpa.

Ascom/Reitoria
Com informações da CPA