Ensino superior é ampliado no IFRR com apoio da Capes

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 17/01/2023 18h55, última modificação 17/01/2023 18h52
Ao todo, estão confirmadas 360 novas vagas de ensino superior no instituto, divididas entre um curso de graduação e outro de especialização
Ensino superior é ampliado no IFRR com apoio da Capes

A ampliação do ensino do IFRR com novas vagas para graduação e especialização serão disponibilizadas por meio de cursos na modalidade de Educação a Distância

Já a partir do primeiro semestre deste ano, o IFRR tem a oferta de vagas para o ensino superior ampliada. Isso porque a proposta de abertura de vagas para cursos de graduação e especialização lato sensu, por meio do programa UAB (Universidade Aberta do Brasil), foi aprovada recentemente pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Com isso, a previsão é que até o mês de abril, com o apoio da Capes, que concede bolsas às equipes executoras dos cursos, seja divulgado um novo edital de especialização em Educação Empreendedora, com uma estimativa de 180 vagas disponibilizadas

Além dessa especialização, o IFRR terá o ensino oferecido ampliado com o aumento das vagas no curso superior em Tecnologia de Gestão Pública, também com a estimativa de um total de 180, mas com a previsão de oferta no segundo semestre deste ano.

Ambas as formações, tanto a especialização, quanto a graduação serão promovidas pelo CBVZO, na modalidade EAD (Educação a Distância), com vagas voltadas tanto para a população da Capital como do interior do Estado, tendo como polos de ensino os municípios de Boa Vista, Cantá, Amajari e Caroebe.

A coordenadora das ações da UAB no IFRR, Karla Santana, explicou que a viabilização dessas novas ofertas de vagas para cursos de graduação e especialização, ocorreu depois de o instituto ter a proposta aprovada em edital da Capes, que selecionou instituições públicas de ensino superior integrantes do Programa Universidade Aberta do Brasil para abertura de turmas nos municípios com polos EaD/UAB.

“Depois de comprovados todos os requisitos necessários, recebemos a confirmação da aprovação da nossa proposta esta semana e agora vamos nos concentrar na elaboração dos processos seletivos e execução do novo curso de especialização e a ampliação do de graduação, em um trabalho conjunto das equipes da Diretoria de Políticas de Educação a Distância do IFRR e do Campus Boa Vista Zona Oeste. A previsão é que o edital de especialização saia até abril, acreditamos, e de graduação para o segundo semestre”, informou.

Para a reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueiras, essa ampliação do ensino é mais um passo para o cumprimento das metas do instituto, dentre as quais está promover um maior alcance do ensino e contribuir para a formação em Roraima, por meio da educação, ciência e tecnologia.

“Essas 360 vagas que vamos oferecer por meio do programa UAB e na modalidade EAD são frutos dos esforços das nossas equipes que têm se dedicado diuturnamente para atender todos os critérios das instituições de fomento ao ensino, pesquisa e inovação, que têm disponibilizado editais que contribuem para o fortalecimento da educação no país. E nós não podemos perder essas oportunidades. Por isso, temos nos dedicado constantemente em busca desses apoios e o resultado são esses, como a possibilidade de ampliação do ensino e oferecimento de novas vagas para formação superior em Roraima, cumprindo com a nossa missão”, declarou a reitora.

UAB  - O programa visa ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados. Também pretende ofertar cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da educação básica da rede pública.  Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior a distância.

Há polos de apoio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais, em que os alunos entram em contato com tutores e professores e têm acesso a biblioteca e laboratórios de informática, biologia, química e física.

No IFRR, as ações da UAB são desenvolvidas desde o ano de 2011, por meio do CBV (Campus Boa Vista), e a partir de agora contará com a ampliação, com a adesão do CBVZO (Campus Boa Vista Zona Oeste).

« Abril 2024 »
month-4