IF Maker – IFRR é contemplado em edital da Setec com recursos para ampliação de laboratórios

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 10/10/2022 17h40, última modificação 13/10/2022 15h32
A proposta contemplada foi elaborada pelo Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO). Os recursos somam cerca de R$ 230 mil

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) foi contemplado no Edital 35/20 da Secretaria de Educação Profissional Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), que prevê apoio à criação de laboratórios IF Maker na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A proposta contemplada foi elaborada pelo Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO).

Estrutura física específica destinada a professores, técnicos administrativos em educação, estudantes e pessoas da comunidade externa, o IF Maker possibilita que esse público, por meio de projetos de extensão, pesquisa e inovação, desenvolva a cultura learning by doing (aprender fazendo), com o uso da aprendizagem baseada em projetos. O espaço é usado como suporte ao processo de ensino-aprendizagem em todas as áreas do conhecimento, tornando o estudante protagonista e estimulando o envolvimento da instituição nas necessidades da sociedade de seu entorno.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRR, Romildo Alves, o espaço é muito importante para a formação integral dos alunos e, consequentemente, para o desenvolvimento local. “O ambiente proporciona um espaço criativo e inovador, onde os estudantes, por meio de projetos inovadores, podem melhorar os arranjos produtivos e sociais locais”, disse.

A Agência de Inovação do instituto (Agif/IFRR) foi responsável pela orientação e pelo encaminhamento da proposta contemplada no edital. Para a diretora da Agif, Karla Morais, a proposta contemplada vem enriquecer o processo formativo dos estudantes. “O campus receberá recursos para a aquisição de equipamentos que ampliarão o IF Maker existente, promovendo a disseminação dos princípios do ensino Maker”, declarou.

Finalizada a chamada pública, o IFRR segue ao aguardo do recebimento do recurso no valor de R$ 229.346, 54 para a ampliação dos laboratórios. O valor será investido na compra de impressoras, notebooks, e ferramentas diversas.

Ascom/Reitoria
10/10/22