Instituições públicas de ensino superior celebram juntas Dia C da Ciência em Roraima

por Antonio Evaldo Soares publicado 25/10/2017 22h05, última modificação 26/10/2017 20h47

A abertura do Dia C da Ciência teve início às 8h30 minutos, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (Pronat) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), com a presença dos representantes das três instituições públicas de ensino superior que atuam no estado: Instituto Federal de Roraima (IFRR), Universidade Federal de Roraima  e Universidade Estadual de Roraima (Uerr).

A programação começou com uma entrevista coletiva à imprensa, da qual participaram a reitora em exercício do IFRR, Fabiana Letícia Sbarain; o vice-reitor da UFRR, Américo Alves de Lyra Júnior, na condição de reitor em exercício;  e o vice-reitor da Uerr,  Elemar Kleber Favreto. Em seguida, ocorreu a abertura oficial com a presença de estudantes das três instituições e de gestores de vários órgãos ligados à pesquisa como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Diversas experiências e resultados de projetos de pesquisas das universidades e do IFRR foram expostos no hall do Pronat. O Campus Amajari (CAM) do IFRR participou com duas atividades experimentais, uma sobre hidropônica e a outra sobre aquapônia;  a primeira direcionada a agricultores familiares e a segunda, à produção comercial.

Os dois projetos são apoiados com recursos da própria instituição. Segundo o coordenador do curso superior de Aquicultura do CAM, engenheiro de pesca e professor Marcelo Pontes, trazer essas experiências para este dia, em que os alunos participam e mostram algo da vivência do cotidiano deles, é de suma importância. “É a primeira vez que nossos alunos estão participando de um evento acadêmico e científico. Então, é também uma forma de intercâmbio acadêmico e pedagógico”, disse.

Ao todo, vieram 22 alunos do CAM participar do Dia C da Ciência, entre eles Wilmar Farias, acadêmico do curso de Aquicultura. Ele participou de tudo e disse estar muito feliz pela participação. “A experiência está sendo ótima e vai me ajudar no desenvolvimento do meu TCC, que é exatamente sobre aquapônia, e ver as pessoas interessadas pelo sistema me faz ter a certeza de que escolhi o tema certo”, relatou.

A reitora em exercício do IFRR, Fabiana Leticia Sbaraini, destacou a importante reflexão que o dia traz para todos os cidadãos brasileiros, “porque a ciência está em tudo o que fazemos diariamente”, disse. “Então podemos afirmar que a ciência que desenvolvemos não fica guardada ou esquecida. Ela sai de dentro das instituições todas as vezes que os alunos são colocados no mercado de trabalho ou quando os projetos e as pesquisas desenvolvidos por eles, como acadêmicos, são divulgados e adotados pela sociedade. A ciência, portanto, não é gasto, mas investimento. Gostaria de agradecer à UFRR e à Uerr a parceria que fizemos em prol da ciência”, finalizou.

Além dos estudantes do CAM, participaram do evento alunos do Campus Boa Vista do IFRR, que também tiveram atividades durante todo o dia com projetos desenvolvidos tanto por estudantes quanto por professores da unidade de ensino. A programação encerrou-se às 18 horas, com palestras, no auditório do Pronat.

Nenzinho Soares
Ascom/Reitoria