Membros da Comissão Própria de Avaliação e das Comissões Setoriais participam de curso de formação

por Rebeca publicado 09/09/2020 16h14, última modificação 09/09/2020 16h14
Durante o mês de setembro, membros e coordenadores da CPA e CSAs participam da capacitação de forma remota

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal de Roraima (IFRR) deu início, nesta terça-feira, 8, ao curso de formação continuada para os integrantes da CPA e das Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs) dos campi. Durante o mês de setembro, membros e coordenadores participam da ação.

O objetivo do curso é contribuir para uma melhor atuação dos servidores e dos estudantes membros das comissões no processo de autoavaliação institucional, que teve início também este mês com a primeira fase (sensibilização). A formação está dividida em quatro módulos, a ocorrerem nos dias 8, 17, 22 e 30 de setembro.

No primeiro módulo, os participantes estudaram a trajetória do processo de avaliação das instituições de educação superior, com todos os conteúdos embasados nas legislações que tratam do processo de avaliação interna e externa, como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e os Planos Nacionais de Educação, além de decretos, pareceres e notas técnicas.

O segundo encontro vai contemplar a constituição, o papel, a importância e o funcionamento da CPA; o Relatório de Autoavaliação Institucional e respectivas etapas; o Projeto de Autoavaliação Institucional e o Plano de Melhorias. O terceiro módulo terá como pauta o relato institucional e a identificação das suas especificidades, relacionando o documento aos atos normativos.

No dia 30 de setembro, ocorre o encerramento da formação, com a apresentação do roteiro de elaboração do Relatório de Avaliação Institucional, da construção das ações com base na análise, nas versões, na periodicidade, no período de transição e no repertório de conhecimentos produzidos com a participação da CPA,  para a construção das justificativas do relatório.

CPA – É um órgão colegiado que tem como atividade autoavaliar o IFRR e diagnosticar os possíveis pontos fracos, medianos e fortes, e, com base na autoavaliação institucional, focalizar os trabalhos, por intermédio dos gestores, visando uma educação de excelência. Os interessados em saber mais sobre as atribuições dessa comissão podem acessar a página http://www.ifrr.edu.br/cpa.

Ascom/Reitoria
Com informações da CPA