Eixos

por Carlos Felipe Rocha Carneiro publicado 31/08/2016 20h55, última modificação 22/09/2017 21h29

banner encuentro

Encuentro  |  Programação  |  Comissões  |  Inscrições  |  Submissões  | Minicursos

EIXOS TEMÁTICOS

A interdisciplinaridade e a formação de professores:
Essa mesa tem como foco discutir a formação de professores em uma dimensão heurística. Parte-se do princípio de que, para contribuir com a formação de um docente crítico-reflexivo, é preciso fomentar suas reflexões a respeito da necessidade de um diálogo permanente entre as várias áreas do saber. Nesse sentido, essa mesa destina-se a debater e aprofundar conceitos acerca da interdisciplinaridade e sua importância para a formação de professores.

A interdisciplinaridade e os estudos de linguagem:
Refletir as especificidades dos estudos da linguagem que perpassam pela construção de um campo interdisciplinar como aspecto intrínseco dos estudos linguísticos, sendo a linguagem multiforme e heterogênea, propõe diálogos entre desafios que interpõem na articulação com outras áreas, objetivando construir possibilidades de formação do docente reflexivo para o ensino de línguas.

A interdisciplinaridade e os estudos da cultura e da literatura:
Ler pode ser compreendido como um ato interdisciplinar, pois nele está contida toda uma gama de registros culturais através dos quais o homem manifesta-se por meio da palavra escrita.  Perceber as relações interdisciplinares no ato da leitura é uma forma de gerar maior interesse nos estudantes para a literatura, tornando-a mais atraente e, consequentemente, apontar caminhos que ajudam a compreender e relacionar as interfaces do conhecimento. Ao considerar o caráter abrangente das manifestações literárias, a articulação interdisciplinar insere-se nessa discussão como uma estratégia que trará incontáveis benefícios à aprendizagem, sejam eles em qualquer etapa escolar.