“Ultrapassando fronteiras, construindo o futuro” será o tema do IF Comunidade 2018

por Virginia publicado 23/10/2018 18h25, última modificação 23/10/2018 18h26

O IF Comunidade 2018 – Cidadania e Responsabilidade Social – ocorrerá no dia 1.º de novembro, das 10h às 22h, no Pátio Roraima Shopping. Desta vez, o Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR) convida a comunidade acadêmica e a sociedade em geral a conhecer os projetos das áreas de ensino, pesquisa e extensão voltados ao tema “Ultrapassando fronteiras, construindo o futuro”.

Organizada pela Diretoria de Extensão do CBV, a ação tem como objetivo promover a socialização e a divulgação das atividades de extensão, ensino e pesquisa desenvolvidas no âmbito do campus, divulgar os cursos e os programas ofertados pelo CBV, mostrar a articulação entre educação, ciência e tecnologia, promover o entretenimento cultural e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

A escolha do tema foi feita por meio de consulta à comunidade acadêmica, e a proposta apresentada pelo estudante Elias Freitas, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do CBV, foi a escolhida. “A proposta tem a perspectiva de promover a reflexão acerca do momento de crise social pelo qual passa nosso país, em especial o Estado de Roraima, com o enorme fluxo migratório, que tem comprometido as relações sociais em diversos aspectos. Diante desse cenário, como instituição de ensino, devemos superar esses obstáculos e vencer as barreiras, sobretudo as burocráticas, relacionadas à gestão de pessoas e recursos, para que consigamos propor soluções e vislumbrar um futuro melhor no que se refere aos processos educacionais que influenciam diretamente na melhoria da qualidade de vida das pessoas, quer sejam brasileiras, quer estrangeiras”, explicou o aluno.

Para a diretora de Extensão do CBV, professora Marilda Vinhote Bentes, o planejamento do IF Comunidade é um verdadeiro desafio diante da amplitude do evento. “O Campus Boa Vista desenvolve diversos projetos, programas e ações articuladas, o que faz com que tenhamos dificuldade em priorizar aquilo que será apresentado à comunidade no evento. Levamos em consideração as especificidades de cada curso, as soluções que beneficiarão a sociedade e aquilo que dará mais visibilidade ao IFRR, como instituição promotora de ensino, pesquisa e extensão. Com relação ao tema deste ano, ressaltamos que as barreiras socioeconômicas serão superadas com muita criatividade, compromisso, desejo de transformação e que os obstáculos devem servir de motivação para buscarmos meios de construir um futuro mais inclusivo”, destacou Marilda.

A Comissão Organizadora do IF Comunidade 2018 está na fase final de elaboração da programação, mas adianta que o público visitante terá acesso a muitas novidades nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão por meio de projetos que promovem a ciência e a tecnologia.

23/10/2018