4ª edição do IFkarrt começa neste sábado (3/10), no Campus Boa Vista Centro.

por João Pedro baraúno da Silva Miranda publicado 30/09/2015 20h30, última modificação 06/10/2015 21h31
Neste sábado, 03 de Outubro de 2015, será dada a largada à 4ª edição do IFkarrt 4x4 no Ginásio Poliesportivo do IFRR, Campus Boa Vista Centro, às 07h30min, dentro da programação do Encontro de o Ensino, a Pesquisa e a Extensão (ENPEX) do IFRR . Convidamos todos os pais, familiares, amigos e comunidade em geral a prestigiarem este evento que contará neste ano com 42 Equipes.

Neste sábado, 03 de outubro de 2015, será dada a largada à 4ª edição do IFkarrt 4x4 no ginásio poliesportivo do IFRR, Campus Boa Vista Centro, às 07h30min, dentro da programação do Encontro de Ensino,  Pesquisa e Extensão (Enpex) do IFRR. Pais, familiares, amigos e comunidade em geral estão convidados a prestigiar o evento, que contará com 42 equipes.

O projeto IFkarrt ganhou o efetivo aceite na comunidade estudantil do IFRR e entre alunos de outras instituições, tais como Escola de Aplicação, UFRR, Fundação Bradesco, Senai/RR, pois consiste na construção de carrinhos mecatrônicos por meio de material reciclado, com o intuito de desenvolver, entre os acadêmicos, habilidades técnico-científicas e, entre a comunidade, a conscientização ambiental.

O IFkarrt é composto por cinco modalidades:
•       Corrida Tradicional: corrida com 5 carrinhos divididos em raias;
•       Corrida Maluca: corrida com 7 carrinhos sem raias;
•       Corrida Maluca Inversa: corrida com 8 carrinhos sem raias e em sentidos diferentes;
•       Sumô: competição para empurrar o outro carrinho para fora do círculo com máximo de 1 kg;
•       Design Sustentável: competição para escolher o carrinho com o melhor design.

Dentre essas modalidades, Design Sustentável é a nova modalidade em que os carrinhos não irão correr, porém os alunos demonstrarão como é possível construir um carrinho com componentes reciclados.

O projeto IFkarrT foi criado em 2012 pelo professor do IFRR Heitor Hermeso de Carvalho Rodrigues, mestrando em Engenharia Elétrica pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). O professor agradece a todos que se empenharam para realizar mais o evento, que, certamente, trará aprendizagens diversificadas por meio da interdisciplinaridade, além  de alegria e conhecimento.

A coordenação do evento este ano (2015) contará com o apoio dos  servidores Adnelson Jati, Roseli Anater, Aline Cavalcante, Heila Antônia, Josefa Ednalva, Maisa Azevedo e George Soon Ho, do Campus Boa Vista Centro, e dos servidores Fredson da Costa e José Vilson Martins Filho, do Campus Amajari.

Cronologia do projeto IFkarrt:
•  2012: 24 equipes inscritas;
•  2013.1: 50 equipes inscritas;
•  2013.2: 48 equipes inscritas;
•  2014: não houve o evento, porém foi publicado um artigo no Instituto Federal Catarinense/Campus Camburiú sobre o evento no II Siepe (II Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão);
•  2015: 42 equipes inscritas;

Contamos com a presença de toda a comunidade boa-vistense.