Abertas as inscrições para o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Coleta e Processamento de Amostras Biológicas

por Virginia publicado 10/08/2023 18h21, última modificação 10/08/2023 18h21
Todas as informações sobre o processo de seleção constam no edital, disponível na página do Sistema de Gerenciamento de Concursos (SGC), no endereço https://sgc.ifrr.edu.br/edital/visualizar/214/.

Começaram nesta quarta-feira, 9, e seguem até o dia 29 de agosto as inscrições para o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Coleta e Processamento de Amostras Biológicas, que será ofertado na modalidade presencial pelo Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR).

O público-alvo da capacitação são profissionais formados nos cursos Técnico em Análises Clínicas e Técnico em Enfermagem, além de graduados em Biomedicina, Enfermagem e Farmácia.

A diretora da Agência de Inovação do IFRR, professora Karla Santana Morais, é a responsável pelo projeto do curso. Ela afirma que o objetivo da capacitação é promover a formação continuada dos profissionais que coletam e manipulam as amostras, e prestam atendimento ao público. “Isso é fundamental, uma vez que as não conformidades que ocorrem na fase pré-analítica podem estar relacionadas à elevada rotatividade de pessoal, negligência, falta de entendimento sobre boas práticas em laboratório e treinamento insuficiente. De acordo com a maioria dos artigos científicos atuais e com a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, a SBAC, as consequências na fase pré-analítica dos exames laboratoriais podem variar desde a necessidade de uma nova coleta até um diagnóstico errôneo, com potencial impacto na condução clínica, investigações desnecessárias, tratamentos inadequados, bem como prejuízo no desfecho da doença que está sendo investigada”, explicou.

Com carga horária de 60 horas, o curso terá um total de 150 vagas, distribuídas em cinco turmas, que serão ofertadas de maneira sequencial. A previsão é que a primeira inicie o curso no dia 15 de setembro, e a segunda em maio de 2024.

As aulas ocorrerão às sextas-feiras, das 18h às 22h, e aos sábados, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Nos demais dias da semana, será utilizado o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/Moodle).

10/8/23