Ação de extensão promove a cultura popular por meio de desfile de carnaval

por Virginia publicado 17/02/2023 21h15, última modificação 17/02/2023 21h15
Na semana que antecede o carnaval, uma das festas mais animadas e representativas da cultura brasileira, a Coordenação de Esporte, Cultura e Lazer, ligada à Diretoria de Extensão (Direx), apoiará o evento Minirrainha do Carnaval 2023, que ocorrerá nesta sexta, 17, a partir das 19 horas, no auditório da unidade de ensino.

As ações e os projetos de extensão desenvolvidos pelo Campus Boa Vista (CBV) também promovem a valorização da cultura popular. Na semana que antecede o carnaval, uma das festas mais animadas e representativas da cultura brasileira, a Coordenação de Esporte, Cultura e Lazer, ligada à Diretoria de Extensão (Direx), apoiará o evento Minirrainha do Carnaval 2023, que ocorrerá nesta sexta, 17, a partir das 19 horas, no auditório da unidade de ensino.

De acordo com a coordenadora de Esporte, Cultura e Lazer, Natalia Rodrigues, o público-alvo do evento carnavalesco são 13 crianças, de 3 a 15 anos e residentes em diversos bairros de Boa Vista, que participaram, neste mês, por meio de ação sociocultural, de aulas sobre as manifestações culturais da América do Sul, principalmente do Brasil, com foco no carnaval. “As crianças participaram de atividades por meio das quais aprenderam sobre a história do carnaval, trajes típicos e fantasias carnavalescas, sendo esses aspectos verdadeiros marcos que retratam a cultura brasileira, trazendo alegria e promovendo um impacto na qualidade de vida dos envolvidos. Não se trata de um evento competitivo, pois todas serão premiadas, mas de uma ação diversificada e integrativa, capaz de influenciar o imaginário, as fantasias e o encanto, tão presentes no cotidiano infantil, além da riqueza de cores e muita folia. Por isso, o Campus Boa Vista não poderia deixar de colaborar com uma ação que envolve a cultura brasileira em rico processo de aprendizado”, disse.

Para o empresário Edwars Jesus Márquez, responsável pela ação sociocultural e idealizador do desfile, a atividade tem significativa importância, pois promove o conhecimento da cultura brasileira, em especial do carnaval, no contexto da Amazônia. “Na cidade de Boa Vista há uma população considerável de estrangeiros que possuem culturas, costumes e religiões diferentes, mas algo que nos une, independente da origem, são os concursos de beleza, de fantasias e da rainha, neste caso uma beleza em volta do que se apresenta no carnaval, demonstrando para as crianças essa riqueza cultural. Assim, é uma forma de unir nossa cultura em um evento voltado para a família, e não haveria ocasião melhor do que o carnaval, porque amamos o carnaval! Brasil é carnaval! E somos Brasil!”, declarou.

A egressa do curso Técnico em Secretariado Larissa Brito de Lima participará do evento e diz que esse tipo de experiência é de suma importância para sua qualificação profissional. “A participação dos alunos ou egressos nos eventos comunitários é uma excelente oportunidade de experiência profissional, pois, assim, podemos compartilhar um pouco aquilo que aprendemos e adquirir ainda mais conhecimentos, neste caso sobre a cultura popular brasileira, além de colaborar, de maneira voluntária, com ações sociais”, ressaltou.

Outra egressa que participará do evento é Luana Sousa do Amaral. Formada em Educação Física, Luana é gestora cultural, professora especialista em Dança de Salão, e diretora de uma academia de dança. Ela conta que é uma honra retornar à instituição para colaborar com uma ação cultural tão importante que representa a possibilidade de colocar em prática o conhecimento técnico que aprendeu durante o curso superior de Licenciatura em Educação Física. “Será um enorme prazer retornar ao IFRR para essa apresentação artístico-cultural, além de ser bastante gratificante rever os professores e demais servidores com quem convivi durante longos anos”, disse.

 

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista
17/2/23