AÇÃO SABERES INDÍGENAS – Orientadores e formadores concluem módulos sobre elementos da natureza

por Virginia publicado 05/05/2017 15h32, última modificação 05/05/2017 15h32
Dezoito indígenas participaram, no último dia 3, do encerramento dos módulos IV e V da Ação Saberes Indígenas na Escola, com o tema “Elementos da natureza e guia de orientação”. Os módulos somaram juntos uma carga horária de 60 horas.

Mediados pela professora Catarina Janira Padilha, o objetivo principal dos módulos foi contribuir para o desenvolvimento de atividades com conteúdos contextuais sobre os elementos da natureza, considerando os saberes ancestrais e a interculturalidade.

Ação Saberes Indígenas na Escola – A Ação Saberes Indígenas na Escola é desenvolvida pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secad-MEC). O programa, em Roraima, faz parte de uma rede coordenada pelo IFRR, da qual participam a Universidade Federal de Roraima (UFRR), a Universidade Estadual de Roraima (Uerr) e Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed).

A principal finalidade da ação é promover a formação continuada dos professores da educação escolar indígena, especialmente daqueles que atuam nas séries iniciais da educação básica nas escolas indígenas, e ampliar as possibilidades de formação, com infraestrutura física e humana adequada e de qualidade.

Com a ação, o IFRR promove, sobretudo, a adoção de políticas afirmativas, bem como a democratização do acesso, da permanência e do êxito, nesse caso, em programa de formação continuada dos professores indígenas, os quais, muitas vezes, não têm acesso a esse tipo de capacitação, ficando, assim, em desvantagem profissional e social.

No IFRR – No âmbito do IFRR, a ação é realizada pelas professoras Roseli Bernardo (coordenadora-geral da ação em Roraima), Raimunda Rodrigues (coordenadora adjunta do Núcleo IFRR), Alessandra Peternella (coordenadora adjunta do Núcleo Uerr), Elizabete Melo e Marilena Araújo (supervisoras).

Além da etnia ingaricó, o programa atende os povos de etnia macuxi, wapixana e taurepang.

5/5/2017