Alunas do curso Técnico em Secretariado participam de visita técnica ao Senai-RR

por Virginia publicado 12/05/2022 18h54, última modificação 12/05/2022 18h54

Nesta quarta-feira, 11, as alunas do primeiro ano do curso Técnico em Secretariado do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) participaram de uma visita técnica ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Roraima (Senai-RR). A atividade faz parte das práticas integradas das disciplinas Técnicas Secretariais, Técnicas de Comunicação e Marketing Pessoal, ministradas pelas professoras Heloane Borges, Ivone Medeiros e Elisangela Costa, respectivamente.

As professoras e as 31 alunas do curso foram recepcionadas pela diretora do Centro de Formação Profissional Professor Alexandre Figueira Rodrigues/Senai Asa Branca,  Hellen dos Santos Souza, que fez uma explanação sobre os 30 anos do Senai-RR capacitando jovens e adultos para o mercado de trabalho em diversas áreas.

“A visita técnica é de suma importância, pois é através dela que se pode vivenciar de fato o ambiente de trabalho, seja escola ou empresa, podendo também contribuir para ampliação dos conhecimentos, além de preparar os alunos para o mercado do trabalho", afirmou Hellen.

Objetivo da ação – Entre outros objetivos, a visita pretendeu exercitar as habilidades de análise, observação e crítica; estabelecer relações entre o conteúdo teórico estudado em sala de aula e a prática; interagir criativamente em face dos diferentes contextos ambientais; verificar aspectos na estrutura física do Senai-RR para conhecimento da rotina e atividades desenvolvidas; além de proporcionar vivências do mercado de trabalho.

Visitas técnicas –  Depois de dois anos de pandemia, os alunos do curso Técnico em Secretariado integrado ao ensino médio retomaram as visitas técnicas. Segundo a professora Elisangela Costa, essas atividades visam, principalmente, empoderar os alunos sobre as trilhas dos conhecimentos, promover a formação humana, integral e proporcionar vivências no mercado de trabalho. “E, como resultado dessa ação, os alunos irão produzir um relatório descritivo para que possam fazer a conexão entre a teoria e a prática de maneira sistematizada e compartilhar suas experiências a partir dessa atividade”, disse.

A aluna Ana Clara Gaspar Santos conta que a atividade foi de extrema relevância para a formação profissional das estudantes. “Na visita foi possível observar a importância da organização e do trabalho em equipe. Lá, cada setor é responsável por uma função, mas eles só funcionam quando todos estão em perfeita ordem”, afirmou.

Já Eloiza Beatriz Barros Oliveira relata que a visita representou uma rica oportunidade para o conhecimento de novas experiências relacionadas a uma instituição com grande atuação no mercado. “Foi possível observar diversos aspectos importantes, que irão nos ajudar no mundo profissional, como as diversas ferramentas que irão propiciar um amplo conhecimento e desenvolvimento de habilidades e competências no âmbito do secretariado”, declarou.

Assim como Eloiza, a aluna Alice Dionara de Almeida Lima Pessôa destaca o know how do Senai como exemplo e inspiração para as futuras profissionais. “Na visita técnica, vimos que o Senai é uma empresa muito organizada, que leva muito a sério a questão da organização dos documentos. Eles têm uma sala climatizada apenas para guardar os documentos antigos. Outra coisa muito interessante são os cursos ofertados e suas salas específicas que funcionam como ambientes de aprendizagem”, finalizou.

No site https://www.rr.senai.br é possível visualizar a programação dos vários cursos ofertados pelas unidades.

12/5/22