Alunos do curso Técnico em Enfermagem promovem sensibilização para prevenção ao câncer de mama

por Virginia publicado 04/11/2019 15h44, última modificação 04/11/2019 15h44
As ações ocorreram no Campus Boa Vista (CBV) e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município de Boa Vista.

Outubro é um mês de grande mobilização em torno da prevenção e luta contra o câncer de mama. Dentro da campanha Outubro Rosa, os alunos do 3.º módulo do curso Técnico em Enfermagem do Campus Boa Vista (CBV) do Instituto Federal de Roraima (IFRR) realizaram diversas ações, na segunda quinzena do último mês, tanto na unidade de ensino quanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Boa Vista.

No CBV, a ação de sensibilização contou com entrega de laços cor de rosa e de materiais explicativos sobre câncer de mama, nos setores, nos corredores e nas salas de aula do campus. Nas salas de aula, houve também algumas palestras. As ações ocorreram por meio de projeto integrador das disciplinas de Saúde Coletiva e Saúde da Mulher, sob a orientação da professora Janimere Soares da Silva.

Câncer de mama – O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. O câncer de mama responde atualmente por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres. A doença também acomete homens, porém isso é raro, representando menos de 1% do total de casos. Relativamente rara antes dos 35 anos, sua incidência cresce progressivamente acima dessa idade, especialmente depois dos 50 anos.

Para o coordenador do curso Técnico em Enfermagem, professor Emanuel Araújo Bezerra, as atividades de divulgação e sensibilização são importantes para alertar para esse tipo de câncer, que, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), tem 95% de chance de cura quando identificado precocemente.

Com o objetivo de levar conhecimento sobre prevenção para além dos muros da unidade de ensino, os estudantes ministraram também palestras em algumas UBS do município, como parte dos estágios da disciplina de Saúde Coletiva. Na UBS Silvio Botelho, as atividades foram orientadas pela professora Fernanda Zambonin.

4/11/19