BAILE DOS EGRESSOS – Gestores ressaltam apoio de empresários e parlamentares como decisivos para realização do evento

por Virginia publicado 20/07/2023 20h28, última modificação 20/07/2023 20h28
Um total de 16 apoiadores, entre empresas e parlamentares, contribuíram com a realização do baile.

O grupo gestor do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) divulgou os nomes das empresas e dos parlamentares que apoiaram a realização do Baile dos Egressos, realizado no último dia 8 de julho, no Espaço Nobre, como parte da programação alusiva ao aniversário de 30 anos do IFRR.

Entre os apoiadores estão as empresas Rio Negro Distribuidora, Instituto Projeção, Soluções em Tecnologia da Informação (STI), Espaço Cultural Harmonia e Ritmo, Grupo Fisio Forma, Folha de Boa Vista, Maruai Construções e Topografia, RC Engenharia, Construshop Caçari,  Vimezer e Brasferro. Constam também na lista os seguintes parlamentares: a deputada estadual Ângela Águida Portela e os vereadores Melquisedek e Zélio Mota. O evento contou, além disso, com o apoio da Polícia Militar de Roraima (PMRR), por meio da sua banda de música, e da Prefeitura Municipal de Boa Vista, por meio da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec).

Para a diretora-geral do CBV, o Baile dos Egressos foi um dos pontos altos das comemorações de aniversário do IFRR, consagrando-se como um evento de referência para a instituição, para os ex-alunos e para a comunidade em geral. “O baile foi, sem dúvida, uma importante ação do Campus Boa Vista. Concretizou um sonho bastante antigo, de reunir egressos, servidores ativos e aposentados em único evento de integração e congraçamento. Esse encontro representou um momento bastante significativo de lembranças e memórias entre estudantes de várias épocas desses 30 anos da instituição, desde a Escola Técnica até o Instituto Federal de Roraima. Além de representativo, foi emocionante presenciar a alegria dos que se reencontraram. Temos certeza de que o evento representou um grande marco e pode se tornar referência no calendário festivo do instituto, graças ao grande apoio de todos os que colaboraram, sejam empresários, sejam parlamentares, e dos que abraçaram e ajudaram a organizar essa grande festa”, disse.

A diretora de Extensão em exercício, Luciane Wottrich, afirma que o baile foi um momento para recordar o passado, reviver a história institucional, desde a época da Escola Técnica, passando pelo Cefet, até o momento atual, como IFRR. “Esse evento proporcionou aos presentes relembrar momentos pessoais, oportunidades, dificuldades, conquistas e muitas histórias de superação que fizeram parte da trajetória acadêmica de cada egresso. Neste ano, juntamente com os 30 anos da instituição, realizar o baile foi uma comemoração em dobro, pois tivemos a oportunidade de estar novamente em contato com nossos ex-alunos, conversando, nos alegrando e relembrando situações inusitadas, engraçadas, e aproveitando para nos reaproximarmos”, contou.

O baile reuniu cerca de 300 pessoas, que se divertiram em uma diversificada programação cultural. O show de abertura foi comandado pela Banda de Música da PMRR. O segundo momento cultural contou com a apresentação de dança dos bailarinos Alexsandra Paz Oliveira e Wilkinson Oliveira. E, para encerrar a festa, Vatazim e banda animaram o público com muito forró e “piseiro”.

Todos os que passaram pelo corredor de acesso ao salão do baile puderam conhecer e também relembrar a história da instituição nesses 30 anos de existência em Roraima, por meio do carrossel de fotos montado em um grande painel em formato de linha do tempo.

A egressa do curso de Magistério em Educação Física Ketiane da Costa Guerreiro relata que o baile foi um momento de muito saudosismo. “Tive a oportunidade de reviver e reafirmar a importância dos professores e dos servidores que me acompanharam durante todo o percurso da minha vida acadêmica, pois foi exatamente a partir da fase da minha adolescência que os pilares educacionais foram fixados como metas na minha vida. Percebi o quanto essas diretrizes estavam no meu inconsciente, principalmente na fala da professora Joseane Cortez, pela qual tenho muito carinho, e na parceria da amiga Virgínia Albuquerque, que também continua galgando patentes educacionais. Gostei muito da programação que foi organizada e de celebrar esse momento ímpar com os egressos, os convidados, o corpo docente e os servidores”, disse.

A coordenadora de Estágio e Acompanhamento de Egressos, Enyedja Fabrícia de Lima Cruz, declara que uma instituição de educação não finaliza seu compromisso e responsabilidade social com o desfecho formal da qualificação do estudante. Segundo ela, o acompanhamento do desempenho do exercício profissional, seja na carreira para a qual o ex-aluno foi formado, seja em outra área do mundo do trabalho pela qual o egresso tenha optado, também integra as exigências do compromisso e da responsabilidade social da instituição. “Essa visão implica que, nas instituições de ensino, haja políticas e planos de ação capazes de implementar, além de todo o trabalho formativo, o acompanhamento e a atenção ao egresso. O Baile de Egressos, além de contar com o apoio dos gestores e da comissão organizadora, teve a participação do Comitê de Egressos do CBV, que se uniram em prol de promover mais um momento de integração de forma inovadora e divertida. Para nós, o evento foi um marco, primeiro por estarmos comemorando os 30 anos do IFRR; segundo, porque é a primeira vez que o Encontro de Egressos é realizado de maneira presencial, após três anos de atividades realizadas somente on-line, em decorrência da pandemia. Portanto, não somente o baile mas também o pré-evento representaram um momento único para levantar informações sobre a situação dos ex-alunos no mundo do trabalho e fornecer dados imprescindíveis para o planejamento, a definição e a retroalimentação das políticas educacionais da instituição”, comentou.

20/7/23