Campus Boa Vista oferta 40 vagas para curso de língua portuguesa para estrangeiros

por Virginia publicado 02/03/2023 13h10, última modificação 03/03/2023 13h23
As inscrições devem ser realizadas de forma presencial, na Diretoria de Extensão (Direx) do CBV, na Avenida Glaycon de Paiva, 2696, Bairro Pricumã. Para inscrever-se, é necessário apresentar os seguintes documentos (originais e cópias): RG, CPF, comprovante de residência e foto 3x4.

O Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) está com inscrições abertas, até o dia 10 de março, sexta-feira, para o curso Língua Portuguesa para Estrangeiros. São 40 vagas disponíveis.

As inscrições devem ser realizadas de forma presencial, na Diretoria de Extensão (Direx) do CBV, na Avenida Glaycon de Paiva, 2696, Bairro Pricumã. Para inscrever-se, é necessário apresentar os seguintes documentos (originais e cópias): RG, CPF, comprovante de residência e foto 3x4.

Ministrado pelo professor Alex Rezende Heleno, com auxílio de quatro acadêmicos de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa e Espanhola na modalidade EAD, o curso será realizado no período de 7 de março a 29 de junho, com aulas duas vezes por semana, das 19h às 21h.

O objetivo da formação é proporcionar ao imigrante condições de se expressar autonomamente nas modalidades oral e escrita da língua portuguesa, de maneira a atingir um nível de competência comunicativa que possibilite sua real integração social, cultural e profissional.

Para o professor Heleno, o desenvolvimento dessa ação de extensão é bastante significativo e gratificante, pois objetiva a inclusão social, promovendo a equidade, em especial, para a população de estrangeiros em Roraima. “Direcionar um trabalho que culminará na aprendizagem da língua portuguesa a partir da cultura que envolve o Brasil, em um trâmite necessário, por conta do contexto político, social e, principalmente, econômico, traz à tona não apenas o nosso lado profissional, mas também o de voluntariado na contribuição para a transformação social dos envolvidos e dos que os cercam. Essa ação trará benefícios significativos, no âmbito educacional e profissional, para os estrangeiros e para os acadêmicos do CBV, pois todos terão resultados que poderão contribuir para suas atuações no mundo do trabalho”, disse.

Cursos de português para estrangeiros – A Direx realiza cursos de português para estrangeiros desde 2017, por meio do projeto IF Acolhe, que, entre outros objetivos, visa implementar ações inclusivas com foco em oportunidades educacionais e profissionais para pessoas da comunidade em geral. “Nossas ações são direcionadas a todos, sem distinção, independentemente da condição econômica, política, cultural e social. Essa atuação, que envolve nossa responsabilidade social diante da demanda da sociedade que vive em Roraima, proporciona ao estrangeiro uma melhor qualidade de vida, já que, além de melhorar sua comunicação no Brasil, propicia conhecimento da cultura do nosso país, podendo contribuir para a conquista do processo da empregabilidade, da naturalização e da interiorização, entre outros fatores que impactam a vida de quem vive fora de seu país”, explicou a diretora Marilda Vinhote.

Ainda de acordo com a proposta do curso, o programa promove a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, pois integra a comunidade interna e externa do IFRR e caracteriza-se como ação que impulsiona o crescimento individual e coletivo de um grupo para a transformação social do meio em que vive. “Nessa ação, servidores e acadêmicos irão socializar informações sistematizadas, advindas do processo do ensino e da pesquisa, resultando nas transformações de suas realidades sociais. A Direx do CBV, por meio de seus servidores, sente-se prestigiada nesse atendimento, uma vez que demonstra, pela grande procura, que a sociedade em geral reconhece o trabalho do IF Roraima e o qualifica como instituição de excelência para a formação acadêmica e profissional no mundo do trabalho tão competitivo”, comentou Marilda.

 

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista
1/3/23