Campus Boa Vista oferta vagas para projeto na área musical

por Virginia publicado 10/08/2023 22h05, última modificação 10/08/2023 22h05
O projeto, destinado à comunidade interna e externa, a pessoas a partir dos 16 anos, com foco na musicalidade, na inclusão e na interculturalidade, será desenvolvido em etapas: inscrições; processo de audição, para quem vai compor a banda de música, seja instrumentista, seja cantor; ensaios contínuos; oferta de palestra; workshop; minicurso; e participação em eventos institucionais com apresentações musicais.

Estão abertas, até 31 de agosto, as inscrições para o projeto de extensão “Ondas sonoras transformando vidas”. Os interessados devem se inscrever por meio do link https://boavista.ifrr.edu.br/extensao/cursos.

A diretora de Extensão do Campus Boa Vista (CBV) e coordenadora do projeto, Marilda Bentes, afirma que o CBV incentiva as manifestações culturais e artísticas por meio de diversas ações e projetos, a exemplo do Ondas Sonoras. “Este projeto trará benefícios significativos para as inúmeras ações do CBV/IFRR, pois formará uma banda, a qual se apresentará em distintos momentos, representando a instituição, abrilhantando nossos eventos com a participação da comunidade em geral. É gratificante estar envolvida em um processo que vai desde a audição até à apresentação em público, em meio a jovens que tem a música como um aspecto de protagonismo social, que beneficiará o público em geral, com uma combinação harmoniosa e expressiva que contribui para o bem-estar, entretenimento e promoção da cultura musical. É importante destacar que o projeto receberá recursos oriundos do edital de fomento da Vara de Penas e Medidas Alternativas (Vepema), a qual proporcionou a aquisição de vários instrumentos que comporão o acervo do campus para o desenvolvimento de estratégias que direcionam o uso da criatividade como fonte de desenvolvimento social, intelectual, psicomotor e intercultural”, explicou.

O aluno do 3º ano do curso Técnico em Edificações João Vitor da Silva de Aguiar é extensionista no projeto. Ele acredita que o Ondas Sonoras será uma prova viva do poder transformador da música ao conectar comunidades. “Por meio das apresentações da banda, os espectadores serão levados a refletir sobre questões sociais relevantes, despertando consciências e inspirando mudanças. As oficinas, workshops e palestras certamente irão proporcionar aos membros da comunidade oportunidades únicas de aprimorar suas habilidades musicais, desenvolver talentos e adquirir conhecimentos valiosos. O aspecto beneficente do projeto reforça o compromisso com ações sociais e visa impactar positivamente as comunidades mais vulneráveis. Acreditamos firmemente que o projeto se tornará uma poderosa ferramenta de transformação e inclusão, unindo pessoas em torno de valores comuns e promovendo a formação de indivíduos plurais na sociedade atual”, comentou.

A participação de estudantes dos cursos técnicos e de acadêmicos dos cursos superiores do IFRR em projetos de extensão visa inseri-los em ações que beneficiem a sociedade e que contribuam para a formação integral do estudante. “Como extensionista nesse projeto, meu papel é utilizar a música como uma ferramenta poderosa para conectar, transformar e inspirar a comunidade. Participando da banda musical e compartilhando conhecimentos nas oficinas, nos workshops e nas palestras, busco contribuir para o desenvolvimento artístico e social dos participantes, cumprindo os eixos da diretriz de atividades de extensão do IFRR. Essa experiência também impacta positivamente minha formação como estudante, além de promover a integração entre diferentes áreas do conhecimento, o que é fundamental para a construção de um indivíduo mais completo e preparado para atuar na sociedade”, completou João Vitor.

10/8/23