Campus Boa Vista pretende firmar novas parcerias para ampliar oportunidades de estágio e demais ações de extensão

por Virginia publicado 16/05/2023 22h49, última modificação 16/05/2023 22h49

A Coordenação de Convênios e Articulação Comunitária (CCAC), vinculada à Diretoria de Extensão (Direx) do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR), é responsável pelos convênios de concessão de estágio e pelos acordos de cooperação técnica. Uma das metas da CCAC é firmar novas parcerias para ampliar as oportunidades de estágio para acadêmicos, além das outras ações de extensão para as comunidades interna e externa.

Atualmente, a coordenação conta com 28 convênios de concessão de estágio com instituições e empresas de diferentes setores. Isso significa ampliação das oportunidades de estágio para os estudantes e contribuição para terem vivência na área de formação cursada, preparando-os para o mundo do trabalho e para a vida social e cultural.

A CCAC conta também com o apoio de quatro agentes integradores que proporcionam estágio extracurricular: o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE); o Instituto Euvaldo Lodi (IEL); a Universidade Patativa do Assaré (UPA); e a Agência de Integração Empresa-Escola Ltda. (Agiel).

Ela mantém ainda acordo de cooperação técnica com o Instituto de Educação de Roraima (Ierr), por meio do qual o CBV oferta cursos de licenciatura e pós-graduação em EAD nos diversos polos da instituição parceira localizados nos municípios de Roraima.

Além desses acordos, há um de cooperação em andamento e um convênio com a Polícia Militar de Roraima (PMRR) e com a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização (Faepi) do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) para a oferta de formação continuada aos policiais militares de Roraima.

Segundo o coordenador da CCAC, professor Alex Rezende Heleno, a coordenação desenvolve um importante papel na articulação de parcerias entre o campus e as instituições externas, além de empresas de diferentes setores. “Essas articulações são importantes para os parceiros e para a sociedade, visto que contribuirão para a formação dos estudantes, para a troca de experiências e vivências e para a possibilidade de cooperação entre as instituições, proporcionando um retorno positivo à sociedade”, disse.

O IFRR reconhece a importância das parcerias como forma de se aproximar da comunidade externa e ampliar as possibilidades de estágio e empregabilidade dos estudantes. Nesse sentido, coloca-se à disposição para o estabelecimento de novas parcerias.

De acordo com a diretora de Extensão do CBV, professora Marilda Bentes, as parcerias resultam num trabalho conjunto por meio do qual o conhecimento técnico é compartilhado e discutido entre distintas entidades. “Por meio da articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão, há a consolidação do processo de aprendizagem em uma situação real no mundo do trabalho, pois nossos alunos, em conjunto com os seus orientadores, concretizam seus saberes na prática, contando ainda com a supervisão de profissionais de entidades públicas e privadas que atuam no mesmo ramo do curso que fazem. Assim, todos ganham: a sociedade, que ganha um profissional de qualidade, conhecedor da realidade e atuante no mercado; as entidades, que, ao contribuírem para o processo de formação, têm um colaborador empenhado e com competência para atuar de maneira eficaz e trazer mudança para a instituição; o aluno, que vivencia a prática em situação real, possibilitando a reflexão sobre a própria prática e, com isso, pode se preparar melhor para a concorrência do mundo do trabalho; e o IFRR, que cumpre seu papel como instituição formadora, promotora de atividades com foco na responsabilidade social, concretizando sua missão de ser excelência como agente de transformação diante do processo de aprendizagem do aluno”, explicou Marilda.

Conforme a diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, a ação de formalização de convênios e parcerias tem sido fundamental para o IFRR, em particular para o CBV. “Essa ação representa um importante meio para estabelecer um fluxo contínuo de informações, de permanentes possibilidades de estágio e até mesmo de emprego para os alunos. Nesse sentido, recorro a cada empresário e a cada órgão público que gostaria de estabelecer uma parceria para nos procurar, pois nos colocamos à disposição para, juntos, conhecermos esse processo e nos tornarmos parceiros de mais uma empreitada formativa, fundamental para os nossos alunos e acadêmicos, e também para nossa instituição”, avaliou.

As instituições e/ou empresas interessadas em firmar parcerias com o CBV devem encaminhar ofício para o gabinete da Direção-Geral, endereçado à diretora-geral da unidade, Joseane de Souza Cortez, Av. Glaycon de Paiva, 2496, Pricumã, Boa Vista, RR, CEP 69.303-340, ou para o e-mail gabinete.boavista@ifrr.edu.br, ou ainda agendar reunião com a própria CCAC enviando mensagem para ccac@ifrr.edu.br e direx@ifrr.edu.br.

16/5/23