Campus Boa Vista realiza Semana do Meio Ambiente

por Virginia publicado 31/05/2021 12h55, última modificação 31/05/2021 14h15

O Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) realizará no período de 3 a 5 de junho, a Semana Virtual do Meio Ambiente com o tema “O meio ambiente é meu ambiente”. O evento tem como públicos-alvos estudantes, professores e a comunidade em geral. Os interessados em participar devem fazer sua inscrição, até o dia 3 de junho, por meio do link: https://boavista.ifrr.edu.br/extensao/cursos

Além de marcar as comemorações alusivas ao Dia do Meio ambiente, comemorado em 5 de junho, a semana tem como objetivo sensibilizar a comunidade acadêmica, nesse momento de pandemia de forma virtual, por meio de webconferências e lives, sobre a implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do IFRR-CBV.

A programação será realizada de forma virtual por meio da Plataforma Google Meet (oficinas relatos de experiências e mesa redonda) e Youtube (palestra e mostra).

A coordenadora da Semana do Meio Ambiente, professora Cristiane Pereira de Oliveira, enfatiza que o evento visa também propor a discussão, a fim de garantir a destinação de resíduos recicláveis à entidades (associações ou cooperativas) de catadores, contribuindo para a melhoria de vida dessas comunidades, bem como discutir a Educação Ambiental na perspectiva pedagógica freiriana, como uma práxis educativa que evidencia a ação-reflexão dos sujeitos.

3/6/2021, quinta-feira
Horário: 19 às 21h
Abertura e palestra “Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos” – Maria Consolata Nóbrega - chefe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente de Boa Vista.
4/6/2021, sexta-feira
Horário: 14 às 16h
Relatos de experiências
Responsabilidade socioambiental: um estudo de caso da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima – Airlene Carvalho - coordenadora do Núcleo de Meio Ambiente da Caerr.
Experiências da Funasa relacionadas às atividades de tratamento de águas em pequenas comunidades em Roraima - Luana Mesquita - bióloga da Funasa.
Horário:16h às 18h
Mesa redonda: Comissão de implantação do PGRS – IFRR – CBV e empresas de destinos de resíduos no município de Boa Vista.
Mediadora: Profa. Ma. Lidiana Lovato
Horário: 19h às 21h
Mostra das Associações e Empresas de resíduos recicláveis - convidados: Terra viva, Global, RSC entulhos, Dois irmãos.
Mediadora: Profa. Ma. Lidiana Lovato

5/6/2021, sábado
Horário: 8h às 12h
Aprenda como...
Produzir sabão caseiro – prof. Dr. Ismayl Carlos Cortez.
Fazer brinquedos com materiais alternativos - Secretária de Estado da Educação e Desporto (SEED/RR).
Fazer a compostagem – prof. Me. Marcio Mesquita Barros.
Cultivar rosas do deserto – prof. Me. Raimundo de Almeida Pereira.
Fazer sabonetes e cheirinhos (águas de lençóis) – artesã Cássia Maria Ferreira Parente.
Drive Thru – troca de mudas por 1kg de alimento não perecível.
Entidades que serão beneficiadas:

1. Casa do vovô;
2. Ong Anjo de Luz;