Campus Boa Vista realizará atividade de preparação dos alunos para o Enem

por Virginia publicado 31/10/2018 21h08, última modificação 31/10/2018 21h08

Com o objetivo de preparar os alunos do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR) para a tão temida prova do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, uma equipe de professores do campus organizou uma atividade diversificada para os estudantes irem para a prova mais relaxados. A ação ocorre nesta quinta-feira, 1.º de novembro, das 8h às 12h, no auditório da unidade. O exame será aplicado, nos dias 4 e 11 de novembro, para mais de 5 milhões de estudantes em todo o País.

No CBV, pelo menos 160 alunos farão o Enem e, de acordo com a professora Elisângela Costa, uma das responsáveis pela atividade, a proposta visa, sobretudo, reforçar a confiança no aluno, para que se sinta mais encorajado e seguro neste momento de pré-exame. “Essa atividade visa, especificamente, proporcionar ao aluno um momento de descontração e relaxamento, em que ele encontre autoconfiança, fazendo-o refletir acerca de todo o processo de construção do conhecimento que trilhou durante o ensino médio. Sabemos que este momento é fundamental, pois antecede o acesso à academia, e nada mais importante do que ele relaxar diante da tensão, pois, apesar do nível de conhecimento que todos têm, por conta da cobrança da família, da sociedade, e até dos colegas, eles tendem a se cobrar muito e, por vezes, dá aquele famoso “branco” na hora da prova”, explicou a docente.

A diretora-geral do CBV, professora Joseane de Souza Cortez afirma que, diante do desafio do Enem, os adolescentes vivem uma expectativa que desperta vários sentimentos. “Diante desse quadro, o CBV, ao longo do ano, vem desenvolvendo ações que, lado a lado com a rotina de sala, possibilitam um apoio neste momento. Além de aulões com reforço de alguns conteúdos-chave, este ano acrescentaremos um momento de sensibilização e motivação, que, de forma descontraída, certamente contribuirá para tornar mais leve o desafio”, disse.

Palestra – O coach e influenciador digital Ronilson Duarte será o palestrante. Ele diz que a inteligência emocional, conforme ensinam vários autores e profissionais da área, é responsável por boa parte de nossas realizações e conquistas. “Se pararmos para pensar um pouco, iremos lembrar alguém que conhecemos, ao longo da vida, que nem era considerado tão inteligente assim, mas que hoje está muito bem. Lembraremos também algum colega que era superinteligente, mas que não conseguiu se desenvolver. Recentemente tive acesso a dados que comprovam que muitos jovens fazem o vestibular não para realizar um sonho, mas por pressão da família. Então, o jovem, com medo de não ser aprovado e de ser cobrado em casa, faz o vestibular porque o pai quer que ele faça o mesmo curso que o dele e porque o irmão já está na faculdade. Além disso, porque o amigo já passou, ele julga que também precisa conseguir. Então, esse tema é primordial para todas as áreas da nossa vida e para o contexto do mundo em que os jovens estão vivendo. A proposta é levá-los a refletir sobre qual é o sonho deles e visualizar o futuro, realizando esse sonho. E, para isso, é preciso aumentar a autoestima, o reconhecimento do seu potencial, acreditando que também tem capacidade de se desenvolver e vencer assim como os demais, ou seja, a ideia é fazê-los acreditar que já passaram na prova e, assim, obterem autocontrole e autoconfiança”, ressaltou Cortez.

Enem 2017 – Esse projeto de preparação para o Enem desenvolvido pelo CBV há alguns anos, vem surtindo efeito, haja vista os resultados obtidos pela instituição nos últimos exames. Em 2017 o IFRR obteve a maior média geral em Boa Vista, conforme o Blog do Enem: em primeiro lugar o Instituto Federal de Roraima, com 582 pontos, seguido do Instituto Batista de Roraima, com 580 pontos. Na terceira colocação, ficou o Colégio de Aplicação da UFRR, com 577 pontos.

Dia: 1/11 (quinta-feira)

Local: auditório do CBV

8 horas –  Atividade cultural e de entretenimento (momento musical)

8h30 às 9h30 – Aulão de Química