Campus Boa Vista realizará Dia D do Descarte

por Virginia publicado 15/06/2022 21h55, última modificação 27/06/2022 18h53

Uma importante ação voltada à conscientização ambiental marcará o próximo dia 23 de junho no Campus Boa Vista (CBV). Intitulada “Dia D do Descarte”, ela será um momento em que a comunidade acadêmica poderá descartar os objetos recicláveis que tem nos setores do CBV, mas que não sabe como realizar o descarte de forma correta.

O evento é alusivo ao Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, e também ao Dia do Químico, celebrado no dia 18 do mesmo mês.

A coordenadora do projeto, professora Cristiane Pereira de Oliveira, explica que a ação é um desdobramento de outro projeto executado antes da pandemia. “Entre os anos de 2019 e 2020, foi desenvolvido no CBV o projeto ‘Desenvolvimento e implantação de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos no Instituto Federal de Roraima/Campus Boa Vista’ pelo Programa Institucional de Incentivo à Pesquisa Docente, o Pipad. E, na sequência, foi aprovado e executado outro projeto no âmbito do Programa Institucional de Fomento a Projetos de Práticas Pedagógicas Inovadoras, o Inova, por meio do qual trabalhamos ações sobre o tema, de forma virtual, em meio à pandemia, a exemplo da Semana Virtual do Meio Ambiente, que ocorreu neste mesmo mês de junho, no ano passado, quando percebemos que muitos servidores e alunos, em seus diversos espaços de atuação, produziam muitos resíduos e que alguns guardavam e não sabiam a destinação correta. A partir disso, a comunidade acadêmica e externa solicitou a realização de mais ações sobre o gerenciamento dos resíduos sólidos de maneira presencial. Portanto, no retorno das atividades presenciais, propomos essa ação de ‘limpeza’ dos setores e de sensibilização da comunidade acadêmica sobre a destinação correta dos resíduos e os impactos disso para nós e para a sociedade, bem como para o meio ambiente, com uma programação bem dinâmica e lúdica, para que seja uma ação contínua a prática do gerenciamento dos resíduos e dos 5RR da sustentabilidade: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Convidamos toda a comunidade para participar”, disse.

Entre os principais objetivos da ação, destacam-se a realização de apresentações sobre a importância de fazer uma limpeza nos setores do campus; a destinação dos resíduos recicláveis à entidades (associações ou cooperativas) de catadores, contribuindo para a melhoria de vida dessas comunidades; a separação dos resíduos eletroeletrônicos, como pilhas e baterias portáteis, para que sejam levados até pontos de entrega voluntárias (PEVs) para serem reciclados, estimulando a economia circular; a divulgação de como a logística reversa pode trazer benefícios não só para o planeta como também para a economia; a elaboração de oficinas e apresentações com temas voltados para o desenvolvimento de métodos e práticas que minimizem a geração de resíduos e que promovam a reciclagem; e a mobilização dos acadêmicos e professores para as práticas dos 5RR – repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar – e para o gerenciamento dos resíduos de maneira correta.

Como parte da programação do Dia D do Descarte, haverá uma exposição de artes aberta para todos os que quiserem participar. Os interessados devem realizar a inscrição, até o dia 18 de junho,  por meio do link a seguir:

Além da exposição de artes, serão realizadas oficinas sobre preparação de sabão caseiro; elaboração de bolsas ecológicas, as “ecobags”; apresentação do processo da química do lixo; gincana ecológica, a “BrinKológica”; “IFcine: múltiplos diálogos pelas trilhas do aprendizado”; apresentações culturais;  blitz ecológica (drive thru); feira de reaproveitamento e sustentabilidade “Do lixo ao luxo”; e mostra de talentos.

15/6/22