Campus Boa Vista será destaque em evento internacional com projeto de eletrônica

por Virginia publicado 17/10/2018 21h20, última modificação 17/10/2018 21h20
Quem vai representar o CBV é o aluno Kaio Leonardo Araújo, do curso Técnico em Eletrônica integrado ao ensino médio, que desenvolveu um projeto orientado pela professor Heitor Hermeson de Carvalho Rodrigues.

O Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR) será destaque na 33.ª edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), renomado evento que reúne estudantes, pesquisadores e profissionais que desenvolvem projetos inovadores em diversas áreas do conhecimento. A mostra ocorrerá em Novo Hamburgo (RS), no período de 22 a 27 de outubro.

Quem vai representar o CBV é o aluno Kaio Leonardo Araújo, do curso Técnico em Eletrônica integrado ao ensino médio. Ele desenvolveu, sob a orientação do professor Heitor Hermeson de Carvalho Rodrigues, o projeto “Desenvolvimento de um protótipo de eletrocardiógrafo didático de 1 canal”. O projeto foi desenvolvido por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibict).

Protótipo – O projeto apresenta um protótipo portátil de eletrocardiógrafo como ferramenta didática para auxiliar nas aulas dos cursos Técnico em Eletrônica e Técnico em Enfermagem do CBV.

O desenvolvimento desse dispositivo, além de promover uma inovação nas aulas teóricas da disciplina de projetos eletrônicos, oferece uma rica oportunidade aos alunos de Eletrônica de conhecer um ramo de aplicação da eletrônica, a engenharia biomédica. Já para a enfermagem, proporciona, de modo eficaz e sem a necessidade de afastar-se da residência, a prática com um instrumento de trabalho utilizado no diagnóstico de arritmias cardíacas em pessoas que moram em lugares remotos, como as comunidades indígenas.

“É  muito gratificante quando o aluno é motivado e acredita no potencial do projeto, haja vista sua aplicação no campo da tecnologia social. Esse protótipo surgiu da necessidade de aplicação prática da disciplina de projetos eletrônicos relacionados ao conteúdo sobre filtros analógicos. Por meio desse projeto, o estudo fica mais atrativo e podemos demonstrar facilmente a aplicação da eletrônica", relatou Heitor.

O aluno pesquisador ficou surpreso com a dimensão do evento, por envolver diversos países e, principalmente, pelo fato de ter tido o projeto aprovado para a Mostratec. “É um evento grandioso, em que poderei conhecer as novidades no ramo de ciência e tecnologia. Além de apresentar os resultados do meu estudo, que se constitui em novação didática, tanto para a área de eletrônica como para a  de enfermagem”, explicou Kaio.

O estudante afirma que dará prosseguimento às pesquisas na área da eletrônica voltada à saúde.

Evento –Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato. Destina-se à apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio.

A feira conta com a participação de 640 projetos de pesquisa, 420 da Mostratec e 220 da Mostratec Júnior, do Brasil e de vários países, além de eventos integrados como o Seminário Internacional de Educação Tecnológica, o Mostratec Júnior,  a Robótica Educacional e atividades esportivas e culturais.

A feira promove a integração entre as instituições de ensino, a pesquisa e o meio empresarial, possibilitando o desenvolvimento, a aplicação e a divulgação de novas tecnologias.

A cada ano, aumenta o número de visitantes e participantes, entre eles empresários, autoridades, nacionais e internacionais, profissionais de diversas áreas, educadores, estudantes, imprensa e comunidade em geral, tornando-se um dos principais eventos educacionais do País.

CCS/Campus Boa Vista, com informações obtidas no endereço http://mostratec.com.br
17/10/18