CAO/PMRR – 37 capitães da Polícia Militar de Roraima apresentam trabalhos de conclusão de curso

por Virginia publicado 20/07/2023 20h32, última modificação 20/07/2023 20h32

No período de 20 a 25 de julho, nos turnos vespertino e noturno, no auditório do Campus Boa Vista, serão realizadas as defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Militar de Roraima 2023 (CAO/PMRR). No total, serão apresentados 19 TCCs, que versam sobre diversos temas relacionados à segurança pública no âmbito da PMRR.

CAO – Com carga horária de 220 horas, o curso ocorreu nos meses de janeiro a julho, e foi ministrado na modalidade a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da plataforma Moodle, para 37 capitães dos quadros de oficiais Complementar, Complementar de Saúde e Músicos da PMRR, que aspiram subir para a patente de major depois da conclusão da formação.

Convênio – O CAO faz parte do convênio tripartite assinado entre a PMRR, o IFRR e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização (Faepi) do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e tem como objetivo geral aperfeiçoar os conhecimentos teóricos e práticos dos oficiais para o comando de unidade militar e para a gestão do nível tático na corporação, desenvolvendo as competências necessárias ao exercício das funções e encargos inerentes aos postos de major PM, contemplados nos respectivos quadros de oficiais da Polícia Militar.

Para a coordenadora do curso, Enyedja Cruz, as defesas de TCCs são fruto do trabalho desenvolvido nos últimos seis meses de curso, que envolveu servidores do IFRR e da PMRR. “A disciplina de TCC está sendo ministrado pela professora Marilda Bentes, e os trabalhos foram divididos entre quatro professores orientadores, sendo 2 professoras do IFRR, Lysne Nôzenir de Lima Lira e Alexandra Marçulo, e 2 professores policiais militares da PMRR, Péricles Dias de Araújo e Jackson Fabiano Florentino Pereira”, explicou Enyedja.

A professora de TCC, Marilda Bentes, conta que é muito gratificante chegar à etapa das defesas. “Este momento é muito aguardado por todos, uma vez que os discentes estudam por seis meses e agora chega a culminância desse estudo, na qual professores e estudantes apresentam à sociedade em geral as realidades vivenciadas por muitos militares em distintos contextos, com foco em diferentes eixos institucionais da segurança pública de Roraima, buscando avaliar a viabilidade de meios para superar algumas fragilidades encontradas pelos discentes nesse nicho, no decorrer da pesquisa. É emocionante perceber o empenho, a dedicação e o zelo dos discentes no que estão fazendo, afinal esse cumprimento faz parte de sua atuação como futuros majores. Por isso, sinto-me honrada por contribuir para esse processo que envolve a criatividade, a criticidade e as mudanças necessárias para um fazer profissional mais coerente com a legislação vigente e com a realidade que nos cerca. Hoje só tenho a agradecer à PMRR por escolher o IFRR/CBV como parceiro nesse processo de formação e parabenizar cada discente pelo êxito alcançado. As defesas certamente serão um sucesso!”, disse.

A professora Alexandra Marçulo relata que também se sente honrada em poder orientar os alunos do CAO/PMRR. “Como orientadora de TCC, tenho o privilégio de auxiliar e guiar esses estudantes em uma etapa crucial de suas carreiras acadêmicas. É uma experiência gratificante poder contribuir para a formação desses profissionais da área de segurança, incentivando a pesquisa, o pensamento crítico e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos. Por meio da orientação, busco estimular o desenvolvimento de pesquisas relevantes que possam trazer soluções para a realidade enfrentada pelos policiais militares, aprimorando suas práticas e ajudando a elevar a qualidade do serviço prestado à sociedade. Tenho ainda o compromisso de oferecer todo o suporte necessário para que esses alunos possam concluir seus trabalhos com excelência e contribuir, de forma significativa, para a segurança pública em Roraima”, afirmou.

Para o aluno do CAO e capitão PM Júlio César Flauzina Laranjeira, é uma grande expectativa a apresentação do artigo cientifico, requisito para a conclusão do curso. “Foram longos seis meses de muito estudo, dedicação, abdicação e muita pesquisa para a concretização desse trabalho científico. O curso é uma qualificação necessária para os oficiais intermediários capitães para o exercício das funções de oficiais superiores, majores e tenentes coronéis. Quero aqui externar os sinceros agradecimentos aos instrutores, monitores e demais servidores que foram de extrema importância para o sucesso dessa trajetória. Com certeza serão quatro dias de apresentação de temas de relevância para a nossa corporação. Meu muito obrigado!”, disse.

20/7/23