CAO/PMRR – Primeira reunião pedagógica de alinhamento define estratégias para o trabalho docente

por Virginia publicado 10/02/2023 19h43, última modificação 10/02/2023 19h43
Ao todo, irão ministrar aulas no CAO, em disciplinas gerais e específicas, 6 professores da PMRR e 7 do IFRR.

No último dia 7 de fevereiro, na sala de reuniões do Campus Boa Vista (CBV), ocorreu a primeira reunião pedagógica de alinhamento para os docentes que irão atuar no Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Militar de Roraima (CAO/PMRR).

De acordo com a coordenadora pedagógica do curso, professora Ivone Mary Medeiros, o CAO tem como objetivo geral aperfeiçoar os conhecimentos teóricos e práticos dos oficiais dos quadros da corporação – Complementar Oficial (QCO), Médico (QOMED), Complementar de Saúde (QOCS) e Músico (QOM) – para o comando de unidade militar e gestão do nível tático, desenvolvendo as competências necessárias ao exercício das funções e encargos inerentes ao posto de major PM contemplados nos respectivos quadros de oficiais da instituição, em conformidade com a legislação em vigor.

Parceria – O convênio terá vigência de seis meses.  O curso, que será executado pelo CBV no período de janeiro a julho de 2023, vai capacitar 42 capitães da PM, sendo 30 do QCO, 1 do QOMED, 1 do QOCS e 6 do QOM, além de outros 4 integrantes do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social das coirmãs indicados pelo Comandante-Geral da Polícia Militar de Roraima, via ofício, encaminhado ao IFRR.

Quanto ao perfil profissional do concluinte, espera-se formar um profissional capaz de dominar conceitos voltados ao planejamento, organização, direção, controle organizacional, administração e gestão, com visão sistêmica, contextualizada, com condições de desenvolver trabalhos proativos de segurança pública no nível tático.

Segundo a coordenadora pedagógica, o curso, na modalidade a distância, será ministrado pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), utilizando-se a plataforma Moodle, na qual serão planejados e disponibilizados materiais e atividades para o estudo, tais como hipertextos, vídeos, videoconferências, fóruns de debates, seminários, chats on-line, entre outros recursos que estarão ao alcance dos estudantes. Assim, eles terão a possibilidade de planejar seu tempo de estudo, acessar e realizar as atividades em qualquer hora e lugar. Além dessa metodologia, podem ocorrer encontros virtuais por meio da plataforma Google Meet.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consistirá na elaboração, entrega e apresentação presencial de um artigo científico, que deverá estar em consonância com um dos eixos de interesse institucional: Segurança Pública; Gestão e Logística; Gestão de Pessoas; Educação em Segurança Pública; Direitos Humanos; Saúde Policial Militar; Chefia e Liderança.

“A coordenação pedagógica tem como meta orientar e acompanhar os docentes e os instrutores que irão atuar no curso, no planejamento (elaboração do plano de ensino), na execução e na organização das salas do Ambiente Virtual de Aprendizagem da plataforma Moodle”, explicou Ivone.

A professora do CBV Deice Silva Teixeira, que ministrará a disciplina Políticas Públicas, Estado e Polícia, revela que, como docente, está bastante entusiasmada, pois, segundo ela, tanto o IFRR quanto a PMRR são instituições de excelência. “Essa parceria para a oferta do CAO certamente trará bons resultados. Tenho certeza de que os conhecimentos aprendidos nesse curso farão da nossa PMRR um modelo de polícia a ser seguido no restante do Brasil”, disse.

Já o tenente-coronel Camilo, egresso da primeira turma do curso em parceria com o IFRR, fala da satisfação de atuar como docente no curso em que estudou. “Em 2020, durante a realização da primeira turma do CAO, eu estava na condição de aluno e, naquele momento, vi a importância da contribuição que o IFRR deu à Polícia Militar para a formação e aperfeiçoamento dos policiais. Hoje, na condição de docente, vejo que o curso tem muito a ganhar com a integração entre os profissionais da PMRR que estão como professores e os professores civis do IFRR, pois sabemos que o profissional da segurança tem de ter uma visão holística de todo o processo, buscando absorver a integração e a troca de conhecimentos. Desejo a todos os professores que tenhamos um bom curso, com excelente aproveitamento, cujos resultados serão refletidos no serviço prestado ao cidadão, pois teremos oficiais mais qualificados, mais engajados e prontos para servir à sociedade de maneira mais assertiva e efetiva”, declarou.

10/02/23