Curso de extensão prevê a desmistificação da gramática com o apoio de recursos tecnológicos

por Virginia publicado 16/06/2017 17h40, última modificação 19/06/2017 14h57
Na próxima quarta-feira, dia 21, terá início o curso Gramaticalizando a Língua Portuguesa com as Ferramentas Tecnológicas, que é direcionado às comunidades interna e externa e que tem como público-alvo adolescentes e jovens de 14 a 19 anos que visam aprender, de maneira dinâmica e interativa, a língua portuguesa

Na próxima quarta-feira, dia 21, terá início o curso Gramaticalizando a Língua Portuguesa com as Ferramentas Tecnológicas. Ele é direcionado às comunidades interna e externa e tem como público-alvo adolescentes e jovens de 14 a 19 anos que visam aprender, de maneira dinâmica e interativa, a língua portuguesa.

A intenção é também preparar os alunos para realizarem testes escolares e exames nacionais como o Enem, além dos vestibulares. “Não somente isso, mas também mostrar o quanto é possível aprender o “temido” português, por meio de programas em seus computadores e dispositivos móveis, integrando a  Língua Portuguesa com a tecnologia”, disse o estudante André Carneiro de Brito, do curso Técnico de Informática integrado ao ensino médio  André Carneiro de Brito, responsável pelo projeto  que foi selecionado no edital do Programa Institucional de Bolsas de Ações de Extensão (Pbaex) e que deve ser aplicado até o fim do ano letivo, sob a orientação da professora Marlucia de Maria Freitas de Farias.

Sobre a importância de um projeto de extensão que tenha como apoio os recursos tecnológicos, o estudante ressalta que se vive em uma era tecnológica em que os celulares e os  computadores se tornaram os principais inimigos em relação ao aprendizado na escola e, com os progressos científicos e avanços tecnológicos, adolescentes e jovens aprenderam a utilizar os dispositivos móveis com rapidez. Já os professores tiveram que se adaptar e encarar o desafio de ensinar a língua portuguesa nessa realidade tecnológica. “Nesse cenário, há a possibilidade de unir o processo de ensino-aprendizagem às ferramentas tecnológicas que possuímos. Integrando as tecnologias ao ensino do português, o projeto foi elaborado para promover um melhor rendimento dos alunos por meio de aplicativos nos dispositivos móveis e nos programas nos computadores pessoais. Sabe-se que aulas dinâmicas e interativas atraem a atenção dos estudantes, fazendo com que  aprendam a matéria mais facilmente. Logo, ensinar a disciplina com auxílio das tecnologias fará com que o público-alvo aprenda os assuntos repassados e tenha instrução para realizar provas diversas. Além disso, os participantes obterão conhecimentos na área de informática e móbile”, complementou o estudante.

Inscrições -   Os interessados em fazer o curso e aprender um pouco mais sobre como as ferramentas tecnológicas, contribuindo  para a aprendizagem da língua portuguesa, devem dirigir-se à Coordenação de Projetos de Extensão do Campus Boa Vista (CBV-IFRR), localizada na Avenida Glaycon de Paiva, n.º 2496, Bairro Pricumã, em horário comercial, munidos de documentos pessoais, para fazer a inscrição.

Curso - As aulas começam no dia 21, quarta-feira, nos seguintes dias e horários: às quartas-feiras, das 16h às 18h, e às sextas-feiras, das 14h às 18h, com o plantão tira-dúvidas e revisão do conteúdo estudado.

Projeto/Curso de extensão: Gramaticalizando a Língua Portuguesa com as Ferramentas Tecnológicas

Acadêmico Extensionista: André Carneiro de Brito, 4.º ano do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio

Orientadora: professora Marlucia de Maria Freitas de Farias

Público-alvo: comunidades interna e externa