Departamento de Registros Acadêmicos dá início à emissão de certificados digitais

por Virginia publicado 27/06/2022 21h20, última modificação 27/06/2022 21h32
A emissão eletrônica de certificados e diplomas será possível para os cursos de formação inicial e continuada (FIC), para os técnicos e para os de pós-graduação. Já para os cursos de graduação, permanecerá a emissão convencional.

Na última sexta-feira, 24, o Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR), por meio do Departamento de Registros Acadêmicos (Dera), deu início à emissão dos certificados digitais. Os primeiros 40 alunos a serem beneficiados com a inovação concluíram o curso de formação inicial e continuada (FIC) de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis.

Normativa – A emissão dos certificados digitais foi regulamentada pela Resolução 627/202, de 10 de dezembro de 2021, do Conselho Superior do IFRR (Consup).

A diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, comentou a evolução e a qualidade dos serviços ofertados pelo CBV. “Ao deflagrarmos essa ação de assinatura digital de certificados referente à execução de cursos de formação, estamos dando um importante passo no processo de informatização e efetividade do acesso digital aos documentos no Campus Boa Vista. Essa ação representa um esforço contínuo da equipe de servidores, que, imbuídos em tornar cada vez mais ágeis as informações e a expedição de documentos, concretizam mais uma meta a favor da redução da burocracia, da efetividade e da agilidade das ações”, disse.

Segundo o diretor do Dera, Carlos Felipe Rocha Carneiro, depois que os certificados são assinados pela diretora-geral, os arquivos digitais são enviados para os e-mails dos alunos. "É um grande avanço essa nova maneira de emissão de certificados na era digital para o IFRR/CBV. Desde a publicação da resolução, em dezembro de 2021, vínhamos tentando implementar a mudança, mas, devido a alguns problemas técnicos, somente agora, nesse curso FIC de Energia Renováveis, é que foi possível emitir o certificado eletronicamente. Ficamos felizes pela praticidade e rapidez desse processo. Com isso,  irá melhorar o tempo de emissão, dando maior praticidade aos alunos, que, ao concluírem o curso, irão receber seus diplomas/certificados digitais por meio de seus e-mails", explicou.

27/6/22