Edição 2022 do IF Comunidade ocorrerá em 26 de novembro

por Virginia publicado 04/11/2022 13h05, última modificação 04/11/2022 13h06
Neste ano, o Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) terá como principal parceiro do evento o Caminhão Conhecendo os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), mantido pelas empresas Eco Transforma e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs Projetos), de São Paulo (SP).

A edição 2022 do IF Comunidade – Cidadania e Responsabilidade Social, que terá como tema “Criar, construir, transformar e educar”, será realizada no dia 26 de novembro, das 8h às 18h, no Parque Anauá.

Segundo a diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, o IF Comunidade tem se consagrado como ação de grande significado, como vitrine das ações que o Campus Boa Vista desenvolve nas áreas do ensino, da extensão, da pesquisa e da inovação. “Ele representa a síntese das ações construídas e produzidas durante o ano e, sem dúvida, traz importantes projetos, serviços e ações que consolidam o fazer educativo da instituição. E, a cada edição, elegemos um tema que norteia toda a organização e conduz os projetos e ações a partir desse eixo. Neste ano, o evento ganhará ainda mais significado porque temos a grata satisfação de contar com a parceria do Caminhão Conhecendo os ODS”, explicou.

Caminhão dos ODS – Ele percorre várias cidades do Brasil, em diferentes regiões, com o objetivo de promover a prática dos ODS nas cidades, nos estados, nas escolas e nas instituições de ensino superior ou de educação básica.

Por onde o caminhão passa, os eventos em torno dele envolvem diferentes organizações e instituições que contribuem para o desenvolvimento sustentável em suas localidades. Além disso, promove debates e dinâmicas colaborativas para que pessoas e empresas adotem seus objetivos de desenvolvimento sustentável prioritários, além de boas práticas para suas rotinas.

De acordo com o representante da NTICs Projetos no Norte, Bellmond Viga, o caminhão visa ampliar o acesso e promover, Brasil afora, o debate sobre as metas dos ODS, unindo esforços para a recuperação e a resiliência. Em 2022, o projeto retornou com a modalidade presencial, e Boa Vista (RR) é uma das cidades em seu roteiro. “Estamos passando por intensas transições no nosso planeta. Então, projetos como o Caminhão ODS acontecem para que, juntos, possamos nos fortalecer de forma prática, abrindo os olhos para o que já está sendo feito e para o que precisamos fazer nessa nova caminhada que a humanidade está entendendo que deve ser trilhada. Nesse sentido, ter parceiros como o IFRR, que é tão engajado em desenvolver a educação e diversificar as experiências dos alunos que passam pela instituição, é fundamental para que possamos ir plantando as sementes na sociedade em larga escala. Estamos numa década em que precisamos olhar rápido para essas questões que envolvem desenvolvimento humano e social de forma sustentável e saudável”, disse.

IF Comunidade – Como parte da programação do evento, o CBV levará ainda para o Parque Anauá diversas ações relacionadas às áreas de educação, saúde, esporte, lazer, meio ambiente, cultura e tecnologia, que integrarão às atividades do Caminhão dos ODS.

A diretora de Extensão do CBV, professora Marilda Vinhote Bentes, conta que o tema do IF Comunidade 2022 surgiu a partir das temáticas usuais que perpassam o mundo do estudante no IFRR. “Nossos discentes vivenciam essas palavras na prática ao se reinventarem todos os dias diante de sua realidade. A cada ano, trazemos uma novidade. Esta edição coincidiu com a vinda do Caminhão dos ODS, o que nos torna um dos protagonistas na agenda 2030 desse importante projeto. O CBV corresponde ao processo de promoção dos objetivos de desenvolvimento sustentável, por meio dos esforços em que servidores (técnicos e docentes) e discentes se unem na disseminação e na construção de conhecimento, buscando sempre um processo de evolução com foco na melhoria da qualidade de vida. Com isso, o IF Comunidade se torna palco demonstrativo de uma realidade em que a transformação acontece para o bem comum. Nesse evento, a sociedade boavistense presenciará algumas dessas mudanças, já que mostraremos que realmente promovemos a formação humana integral, por meio da educação, ciência e tecnologia, em consonância com os arranjos produtivos locais, socioeconômicos e culturais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável”, explicou.

Em breve, a comissão organizadora do IF Comunidade divulgará a programação que será desenvolvida pelo CBV no dia do evento.

Para obter outras informações sobre o Caminhão Conhecendo os ODS, acesse

CCS/Campus Boa Vista com informações do site https://conhecendoosods.com.br/