EDUCAÇÃO E SAÚDE – 50 profissionais participam de curso voltado à saúde psicossocial

por Virginia publicado 05/11/2021 21h30, última modificação 05/11/2021 21h30

Ocorre, até o próximo dia 9 de novembro, de forma on-line, o curso "Cuidar de si para cuidar do outro: educação produzindo saúde no contexto da pandemia", ofertado com recursos do Programa Institucional de Incentivo a Projeto de Extensão (Pipex/IFRR).

Segundo a coordenadora do projeto, professora Alexandra Marçulo, entre outros objetivos, a capacitação visa promover a atenção à saúde psicossocial dos profissionais da educação do Estado de Roraima. “A proposta é instrumentalizar os educadores sobre estratégias preventivas de cuidados em relação ao próprio sofrimento psíquico e ao de seus alunos, contribuindo para um ambiente escolar mais saudável e mais propício ao aprendizado”, disse.

Com carga horária de 40 horas, o curso contempla dez profissionais da educação de cada uma das seguintes instituições: organizações não governamentais, instituições governamentais estaduais, instituições governamentais municipais, instituições governamentais federais e Instituto Federal de Roraima público interno), totalizando 50 participantes.

A servidora do Campus Boa Vista Zona Oeste Eunice Barbosa participa da capacitação e testemunha como a abordagem é relevante para o momento. “O tema da capacitação é bastante relevante considerando este cenário pandêmico. Temos percebido o quanto alguns servidores têm sofrido neste período, o quanto a saúde mental deles tem sido afetada. E nada melhor do que termos este momento de aprendizado com profissionais especializados na área oferecendo orientações corretas sobre o processo de lidar com o autocuidado, pois precisamos estar preparados para o retorno às atividades presenciais, e é necessário cuidarmos de nós, para então sermos sensíveis em ajudar ao outro”, afirmou.

Assim como Eunice, a psicóloga e técnica educacional do Centro de Educação Profissional Professor Antônio de Pinho, da Secretaria de Estado da Educação e Desporto (CEEP/Seed), Lilian Maria Caroline Alves Ferreira, acredita que a saúde emocional é de fundamental importância para uma melhor qualidade de vida. “Cuidar de si é primordial,  pois, a partir do autocuidado, o ser humano desenvolve mais amor próprio e busca o autoconhecimento para obter saúde emocional”, comentou Lilian.

Capacitação – Idealizado pelas servidoras Alexandra Marçulo, Wilma Moraes e Tatiana Sodré, o curso segue até o dia 9 de dezembro, e, até lá, serão realizados 11 encontros on-line. Eles ocorrem por meio da plataforma de ensino digital QAP, sendo dois semanais síncronos, ao vivo, com duração de duas horas, às terças e quintas, das 18h30 às 20h30. Os demais serão desenvolvidos de forma assíncrona, por meio de metodologias participativas.

Temáticas – Serão abordadas temáticas como saúde mental e trabalho: ser professor em tempos de pandemia; os impactos do trabalho remoto no cotidiano do servidor; o que é saúde mental? principais agravos psíquicos e fatores de prevenção; ansiedade, depressão e prevenção ao suicídio; relacionamento interpessoal e seus desafios em tempos de isolamento; estresse e Burnout; uma breve contextualização sobre a “comunicação não violenta”; como manter o equilíbrio mental, emocional e espiritual: autoconhecimento; o conceito de autoconhecimento e técnica: conheça-te a ti mesmo.

Equipe técnica do projeto (Pipex/IFRR):

Alexandra de Oliveira Rodrigues Marçulo – Docente de Psicologia (coordenação do projeto)

Wilma Moraes – Psicóloga (equipe técnica)

Tatiana Pereira Sodré – Assistente social (equipe técnica)

Vinícius Marques de Melo – Bolsista do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tads)

Viviane Teixeira Rodrigues – Bolsista do curso superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar (TGH)

Maiara Ribeiro Sousa – Bolsista do curso superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar (TGH)

5/11/21