Estudo apresenta o “Perfil sociodemográfico dos professores de Educação Física da Rede Pública Municipal de Ensino”

por Virginia publicado 22/07/2021 15h50, última modificação 22/07/2021 15h50
O estudo, de autoria da acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física, Karen Marie Conrado Payette, sob a orientação do professor Marcello da Silva Soares, foi publicado no segundo volume da Revista Conexão Amazônica, do Instituto Federal do Acre (IFAC).

O estudo intitulado "Perfil Sociodemográfico dos professores de Educação Física da Rede Pública Municipal de Ensino de Boa Vista/RR", de autoria da acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física, Karen Marie Conrado Payette, sob a orientação do professor Marcello da Silva Soares, foi publicado no segundo volume da Revista Conexão Amazônica, do Instituto Federal do Acre (IFAC). O estudo também contou com a colaboração dos professores Marcelo Calixto Mineiro e Emanuel Alves de Moura, além dos acadêmicos Dryelle Mendes Souza Nascimento e Wesley Mendes Souza.

Artigo - Faz parte da pesquisa desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da egressa, realizada com professores de Educação Física Escolar da Rede Pública de Ensino do Município de Boa Vista/RR, cujo objetivo foi conhecer o perfil sociodemográfico do grupo de professores envolvidos na pesquisa.

Participaram da pesquisa 53 professores, o equivalente a 44% do total de 120 professores da Secretaria Municipal de Educação de Boa Vista (Smec), selecionados a partir dos critérios de inclusão/exclusão. De acordo com o professor Soares, foi utilizado um questionário elaborado, especificamente, para avaliação do perfil sociodemográfico e profissional dos professores pesquisados, que coletou informações sobre as variáveis sociodemográficas destes profissionais. “Constatou-se que esses professores são, predominantemente, jovens, de maioria feminina, casados, com curso em nível de especialização, e que atuam somente em escolas municipais, com carga horária semanal de 25 horas. O ineditismo da pesquisa, no estado de Roraima, impossibilitou uma discussão comparativa com outras pesquisas similares o que, neste caso, tornou esse estudo limitado. Sendo assim, além de ser uma pesquisa inédita que apresenta características sociais importantes para se conhecer este público, permite a definição de políticas públicas para melhoria da qualidade de vida desta população. O estudo fez com que a acadêmica vivenciasse a realidade da pesquisa acadêmica, servindo para aprimoramento dos conhecimentos adquiridos durante a graduação e preparando-a como uma profissional mais habilitada para sua atuação profissional junto ao mercado de trabalho”, disse Soares.

O professor Marcello da Silva Soares desenvolve diversas pesquisas em Roraima, com destaque para a área do desporto e treinamento físico.

O artigo pode ser acessado por meio do link:  http://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/16/21

22/7/2021