Expressiva participação da comunidade acadêmica marca 9ª edição do Forint

por Virginia publicado 03/12/2021 23h10, última modificação 03/12/2021 23h42
Foram 1551 inscritos, distribuídos nas diversas atividades, entre mesas-redondas, palestras, relatos de experiências, mostra cultural, comunicações orais e mostra cultural.

O número de participantes e submissões de trabalhos ao 9.° Fórum de Integração: Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica (Forint) revela o engajamento da comunidade acadêmica no maior evento científico do Instituto Federal de Roraima (IFRR).

A 9ª edição do fórum, que abordou a temática “Educação profissional e tecnológica e as transformações em tempos de pandemia: (re)aprendendo o ensino, a pesquisa e a extensão”, foi organizada e sediada pelo Campus Boa Vista (CBV). Ela contou com o envolvimento de mais de 70 servidores, entre técnicos e docentes. Cerca de 40 de cursos técnicos e superiores também colaboraram com a organização do evento

De acordo com a subcomissão científica, foram 108 submissões realizadas, sendo 1 apresentação de e-book e cartilha; 1 lançamento de livro; 1 feira de ciências virtual; 6 mesas-redondas; 8 minicursos; 2 oficinas; 6 palestras; 1 relato de experiência; 1 exposição de trabalho fotográfico; e 4 salas de comunicação oral de trabalhos (divididas em quatro áreas: ensino, pesquisa, extensão e trabalhos não vinculados aos programas institucionais). Além disso, 44 avaliadores, entre colaboradores internos e externos, ficaram responsáveis pelas avaliações dos trabalhos submetidos, e mais 25 avaliadores pelas apresentações artístico-culturais da mostra cultural, que ocorreu na sala virtual Parixara e que animou os quatro dias do Forint.

A diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, declara que o sucesso do evento suscita importantes reflexões. “Ao finalizarmos o 9º Forint, deixo uma reflexão muito significativa a respeito do trabalho integrado que levou ao alcance de números tão expressivos, além de nossas expectativas, pois tivemos mais de 1.500 participantes nas diversas oficinas, mostras e apresentações apresentadas virtualmente, consolidando a comunicação remota como um efetivo instrumento de partilha e possibilidade de conhecimento. Deixo aqui os meus agradecimentos a todos os organizadores, aos responsáveis pelas comissões constituídas, pelos serviços de transporte e apoio logístico, físico e virtual, especialmente às comissões científica e cultural, que garantiram a realização do evento. Minha gratidão aos estudantes, aos professores e aos técnicos do Instituto Federal como um todo, que souberam aproveitar o momento de apresentação e culminância de programas e projetos, bem como a todos os voluntários de muitas regiões do País, que contribuíram para o evento de maneira efetiva e competente. Expresso a minha profunda gratidão, tendo a certeza de que o trabalho coletivo é, sem dúvida, o melhor caminho para construir e realizar qualquer ação com sucesso e efetividade”, disse.

Já a presidente da comissão responsável pela organização do Forint, professora Saula Leite Oliveira, ressalta o importante trabalho de todos que colaboraram com a organização do evento. “Como presidente da Comissão Central do IX Forint, gostaria de fazer muitos agradecimentos aos nossos parceiros das subcomissões que estiveram empenhados, durantes os últimos meses, na organização e planejamento das diferentes ações. Nós aceitamos o desafio de desenvolver o maior e mais significativo evento institucional no contexto pandêmico que vivemos, propondo um evento grandioso totalmente virtual e desenvolvido usando a plataforma Even3. Percebo que cada obstáculo que surgiu nesse período serviu como aprendizado e nos motivou a continuar construindo o sonho de realizar um evento de qualidade e tecnológico. Estamos muito felizes com as estatísticas alcançadas. Logo, considero que foi uma vitória e deixo registrada a minha gratidão a todos que acreditaram e trabalharam para tornar o evento um sucesso”, comentou.

Encerramento – A solenidade de encerramento do 9.° Forint, ocorre logo mais, às 19 horas, de forma virtual. Durante a cerimônia, será realizada a premiação dos melhores trabalhos das categorias científica e cultural, e também do concurso fotográfico, resultado do minicurso de fotografia básica “O que tem no meu entorno?”, parte da atividade SOS IGARAPÉ BV.

Nesta noite, também será anunciado o próximo campus que vai sediar a 10.° edição do Forint. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal oficial do IFRR no YouTube: youtube.com/ifrroficial.

3/12/21