Grupo de dança Les Unique representará Roraima no Festival Internacional de Hip Hop

por Virginia publicado 25/04/2022 20h40, última modificação 25/04/2022 20h40
No evento será apresentada a coreografia Estelar, tendo como tema a música Hurricane, interpretada por Ofenbach & Ella Henderson, uma canção pop lançada em dezembro de 2021.

O grupo de dança Les Unique, do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR), representará Roraima em um dos maiores eventos internacionais de dança, o Festival Internacional de Hip Hop (FIH2), que ocorrerá no período de 8 a 10 de julho de 2022, em Curitiba (PR).

De acordo com o dançarino Orlando Marinho Júnior, que também é o coreógrafo e o diretor técnico do grupo, a apresentação será bastante inovadora, com muitas luzes e efeitos especiais. “Será uma linda apresentação, que representa o universo, a tolerância, a inovação, a tecnologia e o encantamento que o diferente pode causar nas pessoas. A proposta é fazer um paralelo entre os seres de outros planetas e de outras dimensões. Levaremos elementos cenográficos inéditos, que ainda estão sendo confeccionados, além de criarmos uma interação com o telão de LED que será montado no palco do evento”, disse.

O Les Unique participará do FIH2 com uma equipe composta por nove profissionais, sendo 7 bailarinos, 1 assistente de camarim e 1 iluminador.

Histórico – A expressão Les Unique, em francês, significa “Os Únicos”. Com quase 11 anos de existência, o Les Unique é um importante projeto de cunho socioeducacional que se desenvolveu a partir de 2013, quando se tornou um projeto de extensão livre ofertado pelo Campus Boa Vista (CBV), com misturas de estilos e fusões da dança, utilizando diferentes linguagens artísticas e de movimento, com destaque para as danças urbanas.

Desde sua criação, o Les Unique trabalha com duas diretrizes. A primeira tem foco no trabalho com adolescentes e jovens, proporcionando-lhes acesso à cultura, à arte e à dança, direcionando suas energias e preenchendo seu tempo ocioso com ações produtivas de cultura e cidadania.

Nesse contexto, a dança é utilizada como ferramenta lúdica para ensinar aos integrantes do grupo muitos elementos atitudinais necessários à vida profissional e ao mercado de trabalho, por exemplo, o compromisso, a responsabilidade, o foco, o planejamento, o trabalho em equipe, a hierarquia, as metas, a empatia, a cidadania, entre outros, com vistas à formação de cidadãos e profissionais mais qualificados para o mercado de trabalho.

A segunda diretriz são as inovações, as experimentações e as fusões, misturando diversos estilos de dança e linguagens artísticas existentes, principalmente as aparentemente incompatíveis, gerando novas roupagens e releituras da dança. Estão inclusos nessas misturas também outras manifestações de arte diversas, tais como teatro, música, esportes urbanos, artes marciais e elementos visuais.

FIH2 – O Festival Internacional de Hip Hop é um evento que oferece  ao público e aos participantes a expressão da linguagem artística do Hip Hop Dance. Com programação extensa e formato específico, o evento promove o contato e a experiência com a cultura urbana referenciada na dança, no comportamento, na música e na moda como elementos caracterizadores do estilo.

A atmosfera contagiante das apresentações e as atividades do FIH2 estabelecem, com a presença de grupos, artistas e personalidades, características particulares, tornando  o evento um recorte diante da pluralidade de estilo e uma janela para a cultura Hip Hop no Brasil e no mundo.

Além disso, o encontro nacional e internacional de dançarinos, professores e coreógrafos proporciona intercâmbio cultural e promove atualização e reciclo profissional por meio de competições, mostras, oficinas e palestras. Oferece a uma parcela significativa de jovens praticantes da modalidade condições de espaço e liberdade para a expressão individual da dança como o valor motivador e maneiras de se compartilhar a linguagem universal da dança.

Novos alunos –  Estão abertas inscrições para novos alunos que tenham interesse em integrar o Les Unique. Elas devem ser realizadas por telefone/WhatsApp, diretamente com o professor Marinho, por meio do número 99972-5039. O público-alvo são adolescentes e jovens de 14 a 25 anos.

Aulas –  Os ensaios ocorrem às segundas, quintas e sextas, das 19h às 21h, na sala de dança do Complexo de Artes do CBV.

Para conhecer o trabalho do Les Unique, acesse o site do grupo de dança, no endereço www.lesunique.com.br, e as redes sociais, no Instagran, @les_unique, e no facebook/lesunique. E, para saber mais sobre o FIH2, acesse http://fih2.com.br/.

CCS/Campus Boa Vista com informações da página oficial do FIH2
25/4/22