GUIA DA FACULDADE – Curso de Licenciatura em Educação Física recebe quatro estrelas na avaliação de 2021

por Virginia publicado 19/11/2021 13h20, última modificação 19/11/2021 13h29

Apesar de ser um ano atípico, 2021 reservou uma grata surpresa aos professores e acadêmicos do curso de Licenciatura em Educação Física do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR). O curso foi, mais uma vez, estrelado no Guia da Faculdade com índice de avaliação “Muito bom”, correspondente a quatro estrelas.

O coordenador do curso, professor Marcelo Soares, destaca os principais fatores que influenciaram no resultado da avaliação. “A infraestrutura do curso para a realização das atividades práticas e o elevado número de publicações científicas do corpo docente são os principais fatores que contribuíram para o alcance desse importante resultado”, disse.

Para a acadêmica Nathalia Pétala Batista Fernandes, do 8.º módulo, o curso tem um corpo docente bastante qualificado e cooperativo com a comunidade acadêmica. “É perceptível que dispomos de uma das melhores estruturas do estado, ao compararmos com outras instituições que ofertam o curso de Educação Física. Temos à nossa disposição todo o material necessário para a formação durante a graduação. Além disso, a coordenação e a direção do campus sempre estão presentes nos auxiliando durante o curso, buscando sempre melhorias para o atendimento da comunidade acadêmica”, relatou a estudante.

Assim como Nathalia, o acadêmico do 6.º módulo Reginaldo Rodrigues considera que o resultado da avaliação confirma o excelente conceito que a comunidade acadêmica tem sobre o curso e sobre a instituição. “Acredito que a avaliação do guia vem reforçar o excelente conceito que já temos em relação à qualidade do ensino ofertado no IFRR. É perceptível a boa capacitação de nossos professores, mestres e doutores, que, ao ministrarem suas disciplinas, transmitem todo o conhecimento que têm, garantindo a formação de ótimos profissionais. Nós, do curso de Educação Física, somos privilegiados por seguirmos uma grade curricular completa e podermos contar com espaços adequados para a realização das aulas práticas. Ter à nossa disposição locais como academia, ginásio fechado com quadras poliesportivas, sala de dança, piscina, pista de atletismo, campo de futebol, quadra de areia, sala de tênis de mesa e laboratórios nos garante a vivência necessária para atuarmos de maneira segura como futuros profissionais de educação física. O CBV está de parabéns!”, comentou.

O Guia da Faculdade utiliza uma metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de quase 16 mil cursos superiores em todo o Brasil. Nesse processo, o guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores do ensino superior.

Ele nasceu de uma parceria entre o jornal Estadão e uma das principais startups da área educacional do País, a Quero Educação, empresa com sede em São José dos Campos (SP).

No projeto do guia, coube à equipe da Quero Educação a montagem de todo o processo da avaliação de cursos, incluindo definição da metodologia utilizada, coleta de informações das instituições de ensino, montagem do banco de avaliadores e tabulação dos dados obtidos.

Avaliação – O coordenador de cada curso avaliado recebe um questionário no qual pode apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos: qualidade do projeto pedagógico (características da proposta de ensino do curso); qualidade do corpo docente (perfil dos professores vinculados ao curso); e qualidade da infraestrutura (condições de materiais e equipamentos oferecidos).

Outras avaliações - Em 2020 o curso também recebeu quatro estrelas no Guia da Faculdade, quando obteve resultado semelhante. No ano de 2018. Em 2018, ele também foi estrelado na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE). As estrelas do curso foram publicadas no Guia do estudante Profissões - Vestibular 2019.

Todas as informações sobre o Guia da Faculdade 2021 poderão ser consultadas nos seguintes sites:

Quero Educação: https://querobolsa.com.br/guia-da-faculdade

Estado de S. Paulo: https://publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade