IF COMUNIDADE - Campus Boa Vista Centro certifica professores da Escola Estadual Presidente Costa e Silva

por Virginia publicado 20/10/2016 00h25, última modificação 20/10/2016 00h25
Na noite da última terça-feira, 18, na sala de reuniões do Campus Boa Vista Centro (IFRR-CBVC) foi realizada a certificação de 13 professores da Escola Estadual Presidente Costa e Silva (EEPCS), pela conclusão do curso Formação Docente para a Educação na Cultura Digital. A capacitação se deu em virtude da ação de extensão oriunda da parceria firmada entre ambas as instituições, como parte da programação do IF Comunidade Itinerante.

Curso – O curso teve carga horária total de 60 horas e abordou dentre outros temas: a importância das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS) para o processo ensino-aprendizagem; a formação do professor para a educação na cultura digital; redes de aprendizagem e a elaboração de projetos Integradores com a utilização das TDICS; jogos digitais na aprendizagem e a utilização das redes sociais na perspectiva educacional.

O principal objetivo da capacitação foi promover a educação na cultura digital, inclusive na formação continuada dos professores capacitando-os para trabalhar metodologias, estratégias de ensino e avaliação, visando ampliar o uso das TDICS no processo ensino-aprendizagem.

Os professores colaboradores: Cristofe Coelho da Rocha (CBVC), Maria da Natividade Alves de Oliveira (Reitoria) e Gildo Sousa dos Santos Júnior (CBVZO) ministraram aulas entre os meses de agosto e outubro, no laboratório de informática da própria escola estadual e também no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), no CBVC.

A professora Joseane de Souza Cortez, diretora-geral do CBVC, falou sobre a satisfação em certificar os professores da rede estadual de ensino. “Para o IFRR, é sempre uma satisfação em contribuir com a formação de professores, pois sabemos da carência de programas de capacitação destinados aos docentes das redes estadual e municipal de ensino. Outro fator é que, como professores, nos sentimos realizados com o sucesso de nossos colegas de profissão”, falou a diretora-geral.

Assim como a Joseane, o diretor de Extensão do CBVC, professor Ananias Noronha Filho falou sobre a satisfação desse momento de certificação e disse que as portas da instituição continuam abertas para receber os professores em outros cursos de extensão.

A diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica do CBBC, que também prestigiou a solenidade, professora Adeline Carneiro, anunciou possíveis programas de pós-graduação específicos para professores da rede estadual e municipal, para o ano de 2017, o que deixou os professores da EEPCS entusiasmados, com a possibilidade de verticalizar suas formações, em uma instituição de renome como o IFRR.

Segundo a gestora pedagógica da EEPCS, professora Jeane Soares Batista Lima, que também foi aluna do curso, a parceria com o IFRR foi de fundamental importância para a execução do plano de formação da escola. “Desde o início, quando soubemos da proposta, demos total apoio a essa formação por acreditar que, capacitando os professores, eles se sentirão mais motivados e terão condições de inovar e dinamizar suas práticas pedagógicas. Aproveito a oportunidade para agradecer ao IFRR, pois o curso foi muito proveitoso para implementarmos a cultura digital em nossa escola. Tenham certeza de que aprendemos muito”, frisou a gestora estadual.

VIRGINIA ALBUQUERQUE

CCS/Campus Boa Vista Centro