Iniciada Semana de Empreendedorismo e Inovação do IFRR (Semei)

por Virginia publicado 05/06/2018 20h40, última modificação 07/06/2018 14h23
A Semei será realizada até à próxima quinta-feira, dia 7, com palestras e workshops

Na noite desta segunda-feira, no auditório do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR), teve início a Semana de Empreendedorismo e Inovação do IFRR (Semei 2018). O evento segue até quinta-feira, dia 7, com vasta programação.

As palestras e os workshops serão ministrados por profissionais das instituições parcerias  Universidade Estadual Paulista (Unesp), Sebrae-RR, Fraternidade sem Fronteiras, Universidade Federal de Roraima (UFRR), Tick3T Phone e por Hiran Lima, executive e coach.

Entre os palestrantes estão Alba Marina Gonzalez Andrade (Fraternidade sem Fronteiras), Antonia Eleonora Melo da Silva (Sebra-RR), Graciela Missio (Sebrae-RR) e Luís Henrique Abegão (Unesp).

Empreendedorismo – A aproximação entre o mundo acadêmico e o empresarial tem se mostrado de suma importância para o desenvolvimento tecnológico do País, e a relevância em inovar e gerar novos conhecimentos e tecnologias vem crescendo e mudando a relação entre esses dois mundos nos últimos anos. Nesse contexto, promover a discussão sobre empreendedorismo e inovação mostra-se essencial para levar o conhecimento a discentes e docentes, protagonistas desse processo na academia, o que consequentemente beneficia toda a sociedade roraimense.

Os professores organizadores da Semei, Wilson Alves Filho, do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), e Vinícius Tocantins, do Campus Boa Vista (CBV), explicam que o desafio das instituições de ensino é a formação de cidadãos engajados nos contextos social, econômico e tecnológico. O dinamismo da sociedade exige que, nesse processo, não só os estudantes, mas também todos os públicos possuam proficiências desenvolvidas em habilidades relacionadas ao empreendedorismo, atitudes e comportamentos inovadores, identificação e/ou uso de oportunidades, trabalho em equipe e criação de projetos, ou seja, um perfil que contribua para o desenvolvimento da coletividade.

A diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez, fez alusão à necessidade de formar o jovem com perfil empreendedor. “Que as discussões suscitadas durante esta semana no Campus Boa Vista do IFRR, uma instituição de ensino profissional e tecnológico, sejam passíveis de implementação, pois sabe-se que, cada vez mais, no mundo moderno, num mercado cada vez mais competitivo, precisamos empreender em todos os campos da nossa vida, profissional, pessoal. Não cabe mais esperar pelo outro, mas, sim, reinventar-nos e buscar soluções ágeis e viáveis para os problemas que se apresentam no dia a dia. Daí a importância desta semana de empreendedorismo”, enfatizou a gestora.

A reitora do IFRR, professora Sandra Mara de Paula Dias Botelho, também prestigiou a solenidade de abertura da Semei e ratificou a importância de discutir empreendedorismo e inovação. “Precisamos preparar os jovens para o futuro e talvez estejamos até atrasados em implementar essas discussões, já que esse era um tema muito distante de nossa realidade, do nosso universo da educação e da pesquisa. Mas, como instituição de ciência e tecnologia, precisamos promover o processo criativo, inventivo e inovador, além de disponibilizar tais tecnologias para a comunidade”, disse.

Para obter mais informações sobre a Semei, é só acessar http://bit.ly/2sz0dPX.

5/6/2018
registrado em: SEMEI 2018