INTERCONEXÕES – Pesquisadores lançam livro sobre experiências nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica

por Virginia publicado 23/03/2021 15h50, última modificação 30/03/2021 12h23

Mais uma importante obra científica originada de estudos e investigações de pesquisadores do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) será lançada pela instituição. O lançamento ocorre no dia 29 de março, segunda-feira, às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do IFRR no YouTube. O e-book Interconexões: Educação, Ciência e Tecnologia no Contexto Amazônico é uma coletânea de artigos elaborados por pesquisadores do IFRR, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), da Secretaria de Estado da Educação e Desporto (Seed/RR) e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A solenidade contará com a participação de autoridades acadêmicas das instituições representadas na obra científica, do artista plástico Amazoner Arawak, autor da ilustração da capa do e-book, dos organizadores da publicação e de artistas convidados.

Inicialmente disponível em versão digital, o livro foi organizado pela jornalista do CBV/IFRR e professora do Governo de Roraima Virginia Guedelho de Albuquerque Carvalho, pelo professor do Governo de Roraima e doutorando do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (PPGSCA/IFCHS/Ufam) Shigeaki Ueki Alves da Paixão e pela professora aposentada do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (CAP/UFRR) Pétira Maria Ferreira dos Santos.

Os organizadores do e-book: Shigeaki Alves, Pétira Maria Santos e Virginia Albuquerque.

Para os organizadores, a obra é fundamental para a divulgação do conhecimento científico. “Compartilhar saberes e conhecimentos tem sido uma intensa e árdua missão desse grupo de professores que realiza estudos nas mais distintas áreas do conhecimento. Portanto, essa obra surge com o propósito de ampliar a socialização do saber e, principalmente, proporcionar a compreensão de temáticas da atualidade em perfeita sintonia com as teorias dos diversos campos de pesquisa”, relatou Shigeaki.

“A obra ilustra, de forma significativa o compartilhamento de saberes e fazeres dos professores e pesquisadores, enriquecendo vivências no contexto amazônico. Então, é uma obra de extrema relevância para a sociedade roraimense, pois, por meio desses processos educativos nela apresentados, evidenciam-se práticas inovadoras que servirão de exemplo e poderão ser empregadas em outros contextos”, declarou Pétira.

Sobre a ação conjunta de pesquisadores das instituições envolvidas, a reitora do IFRR, professora Nilra Jane Filgueira Bezerra, autora de um dos capítulos do e-book, afirma que a publicação representa a possibilidade de integração dos saberes e de compartilhamento de experiências que propiciam o desenvolvimento da ciência e da educação. “Em primeiro lugar, gostaria de parabenizar os pesquisadores Virgínia Albuquerque, Shigeaki da Paixão e Pétira Maria dos Santos pela organização do e-book Interconexões: Educação, Ciência e Tecnologia no Contexto da Amazônico. Estendo minhas felicitações a todos os pesquisadores do IFRR, da UFRR, da Seed e da Ufam que contribuíram com a coletânea de artigos que compõe essa tão importante obra. A pesquisa na Amazônia precisa de iniciativas como essa! Parabéns a todos os envolvidos: organizadores, autores e autoras! O progresso da ciência precisa de todos nós!”, disse.

AGENDA:

Lançamento do e-book Interconexões: Educação, Ciência e Tecnologia no contexto Amazônico.
Data: 29 de março, segunda-feira, às 19 horas
Transmissão: canal oficial do IFRR no YouTube