ETAPA CBV - Jogos dos Institutos Federais terá versão eletrônica

por Virginia publicado 27/05/2021 13h35, última modificação 27/05/2021 13h34
As inscrições já estão abertas e os estudantes devem se inscrever por meio do link: https://forms.gle/e8EKFDbNKmp1gaom7

Estão abertas, até o dia 30 de maio, as inscrições para os Jogos Eletrônicos dos Institutos Federais - Etapa Campus Boa Vista (CBV). A edição on-line dos jogos, que ocorrerá no período de 1º a 4 de junho, é uma adaptação dos tradicionais Jogos dos Institutos Federais (JIFs), que em virtude da pandemia da Covid-19, teve de ser readequado para atender aos protocolos de biossegurança.

Os interessados em participar da competição devem realizar sua inscrição por meio do link: https://forms.gle/e8EKFDbNKmp1gaom7. Para a inscrição é necessário anexar ao formulário, as declarações de matrícula e uma foto 3x4 de cada integrante da equipe. A inscrição do Xadrez é individual.

Modalidades – Serão realizadas as modalidades Free Fire (Garena), League of Legends (Riot Games) e Xadrez Arena (Lichess). Os vencedores da Etapa CBV, representarão o Campus na Etapa Institucional. Já os vencedores da Etapa Institucional representarão o IFRR na Etapa Nacional, que ocorrerá em setembro.

As competições de Free Fire serão disputadas por equipes mistas compostas por quatro titulares e um reserva, e para as disputas de League of Legends, as equipes deverão ser compostas por cinco titulares e cinco reservas. O Xadrez Arena será disputado individualmente nos nipes masculino e feminino.

eSport - A competição conhecida como Esporte Eletrônico (eSport) tem como público-alvo os estudante do CBV, de cursos técnicos, superiores, de pós-graduação, desde que regularmente matriculados.

Os principais objetivos são a promoção da saúde mental dos estudantes, por meio de uma atividade competitiva cujas características permitem a participação, embora estes estejam em locais diferentes; incentivo da prática do eSport com ênfase na colaboração, na cooperação e nos valores morais e sociais entre companheiros e adversários. Além disso, promove a integração entre discentes, docentes, técnicos administrativos, dos campi e sociedade em geral, pois para se inscrever as equipes precisam de um servidor que atuará como técnico.

A chefe da delegação do CBV, professora de Educação Física, Anna Lúcia Nascimento, ressalta que os estudantes que já tenham concluído todas as disciplinas do seu curso e estejam apenas finalizando o seu estágio curricular obrigatório, ou o Trabalho de Conclusão de Curso, bem como os estudantes de Cursos de Formação Inicial ou Continuada (FIC), não poderão participar da competição. Ela ainda alerta para a importância de os estudantes lerem os regulamentos, geral e específico, para conhecerem todas as normas dos jogos.

Agenda:

Período de inscrição Etapa CBV: até 30 de maio