MATEMÁTICA EM FOCO – Professora do Campus Boa Vista Centro participará de mesa-redonda sobre Pesquisa em Educação Matemática

por Virginia publicado 07/11/2016 19h50, última modificação 30/08/2017 19h09
Desenvolver e apoiar ações que promovam a educação em Roraima, por meio do desenvolvimento de estudos e pesquisas, é uma das metas do IFRR. E uma das formas de fazer isso é firmar parcerias. Desta vez, o Campus Boa Vista Centro (CBVC) é parceiro na realização do II Encontro de Matemática de Roraima e da X Semana de Matemática, com o tema “Compartilhando Experiências Matemáticas”, que ocorrerão no período de 7 a 11 de novembro, na Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Desenvolver e apoiar ações que promovam a educação em Roraima, por meio do desenvolvimento de estudos e pesquisas, é uma das metas do Instituto Federal de Roraima (IFRR). E uma das formas de fazer isso é firmar parcerias. Desta vez, o Campus Boa Vista Centro (CBVC) é parceiro na realização do II Encontro de Matemática de Roraima e da X Semana de Matemática, com o tema “Compartilhando Experiências Matemáticas”, que ocorrerão no período de 7 a 11 de novembro, na Universidade Federal de Roraima (UFRR).

A parceria será efetivada com a contribuição da professora Nilra Jane Filgueira Bezerra, coordenadora de Pesquisa e Inovação Tecnológica do CBVC, que participará da mesa-redonda “Pesquisa em Educação Matemática”, no dia 8, terça-feira, das 9h às 12h, no auditório do Centro de Ciência e Tecnologia da UFRR.

Durante a mesa-redonda, Nilra Jane apresentará o resultado do estudo “Educação Matemática e Pesquisa: produção científica de professores e acadêmicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)”. O trabalho revela que a pesquisa em educação matemática vem, ao longo dos anos, evoluindo. “Essa evolução se dá, sobretudo, pelo crescimento do número de eventos na área. Por ano, são mais de vinte promovidos pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática, com abrangência regional, nacional e internacional. Além disso, há no Brasil inúmeros programas de pós-graduação e grupos de pesquisa que fomentam pesquisas nessa área. Nesse sentido, pretende-se apresentar, nessa mesa-redonda, algumas reflexões que nos impõem perspectivas e desafios a serem enfrentados na realização de estudos e pesquisas em educação matemática. Objetiva-se também apresentar a contribuição do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima com pesquisa nesse campo do conhecimento, destacando as publicações feitas nos últimos cinco anos e a participação dos acadêmicos e docentes em projetos e eventos”, explica a professora.

Evento – O II Encontro de Matemática de Roraima e a X Semana de Matemática têm como objetivo partilhar conhecimentos matemáticos com a comunidade educacional e acadêmica do Estado de Roraima.

CCS/Campus Boa Vista Centro
7/11/2016