Mesa-redonda abordará educação como direito e elemento de defesa das tradições e da vida dos povos originários

por Virginia publicado 19/04/2023 21h25, última modificação 19/04/2023 21h27
A mesa-redonda vai ser mediada pela pró-reitora de Extensão do IFRR, professora doutora Roseli Bernardo Silva dos Santos, e tem como objetivo debater a importância do direito dos povos originários à educação, fortalecendo o papel primordial que as instituições federais de educação têm em contribuir para a proteção, a preservação e a valorização desses povos.

Como parte da programação alusiva à Semana dos Povos Indígenas 2023, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) realizará, nesta quinta-feira, 20, das 15h30 às 18h30, no auditório da unidade de ensino, uma mesa-redonda com o tema “Educação: direito de todos, caminho inegociável na defesa de tradições e vida dos povos indígenas”.

As inscrições seguem abertas até o dia do evento e podem ser realizadas através do link: https://boavista.ifrr.edu.br/extensao/cursos

Três convidadas vão participar da mesa como debatedoras. A primeira é a professora Ana Paula Alves, do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena, da UFRR. Ela falará acerca da importância da oferta de educação superior em atenção aos povos e comunidades indígenas de Roraima. Ela, que também é enfermeira e atua no curso Gestão em Saúde Coletiva Indígena, ofertado pela UFRR, é mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Saúde/UFRR e doutoranda em Recursos Naturais pelo Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais pela UFRR.

A segunda convidada é Maria de Fátima da Silva André, do Conselho Indígena de Roraima (CIR). Ela é egressa do curso Gestão em Saúde Coletiva Indígena do Instituto Insikiran e cursa pós-graduação lato sensu em Gestão e Ensino em Saúde no Contexto Regional no Campus Boa Vista do IFRR. A egressa abordará o tema “A importância da formação superior e avanços alcançados pós-formação”.

Com Maria de Fátima, estará a terceira convidada, a acadêmica Helena Cavalcante de Lima do curso Gestão em Saúde Coletiva Indígena do Instituto Insikiran. Ela, que é da etnia macuxi, falará sobre o contexto da formação superior de que participa e sobre a perspectiva pós-formação.

De acordo com o diretor de Ensino do CBV, professor Ananias Noronha Filho, essa atividade marcará a retomada das ações executadas pelo Neabi, que estava desativado há alguns anos. Ele aproveita o momento para abrir espaço para uma temática tão atual e urgente. “O IFRR, desde a época de Escola Técnica de Roraima, passando pelo Cefet, sempre buscou atender às demandas das comunidades indígenas, sejam das circunvizinhas, sejam das mais distantes, a exemplo dos cursos de qualificação profissional que a Diretoria de Extensão do CBV oferta nas comunidades, quer por demandas da própria comunidade, quer por iniciativa do campus, a exemplo do Programa Saberes Indígenas, que atendeu comunidades da etnia ingarikó na TI Raposa-Serra do Sol. Nesse sentido, é importante ressaltar que a valorização dos povos originários, de suas tradições, de suas culturas, bem como a proteção de suas vidas, é fundamental para a existência do Estado de Roraima e do Brasil. Fortalecendo nossas ações nessas comunidades, promoveremos o respeito a todos esses povos”, disse.

19/4/23