Mostra do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) ocorrerá nos dias 29 e 30 de março

por Virginia publicado 24/03/2022 19h45, última modificação 24/03/2022 20h44

Nos dias 29 e 30 de março, das 19h às 22h, será realizada a "Mostra do Pibid/IFRR: vivências e reflexões em meio ao ensino remoto”. O evento, organizado pela Coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no Campus Boa Vista (CBV) ocorrerá de modo virtual, por meio da plataforma Google Meet.

A mostra é uma organização conjunta da coordenadora do Pibid no CBV, professora Luciana Leandro Silva, do coordenador do curso de Licenciatura em Matemática, professor Joerk da Silva Oliveira, e do coordenador da área de Ciências Biológicas, professor Udine Garcia Benedetti.

Serão apresentados os trabalhos desenvolvidos de novembro de 2020 a março de 2022 por acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Matemática do IFRR. A apresentação será feita pelos professores coordenadores de área, pelo coordenador institucional e pelos professores supervisores da rede estadual de ensino, todos participantes do Pibid.

Os interessados devem fazer sua inscrição pelo endereço https://boavista.ifrr.edu.br/extensao/cursos. O evento também será aberto a pessoas da comunidade externa que têm interesse nos temas a serem abordados.

Objetivo – A mostra tem como principal objetivo promover espaços para discussões e reflexões sobre as vivências dos acadêmicos durante o ensino remoto, sobre a socialização das atividades desenvolvidas no período, além de apresentar atividades lúdicas, por meio de um desafio virtual de matemática entre os estudantes das escolas onde foi desenvolvido o programa, chamadas de escolas-campo.

Irão participar do desafio 15 alunos de cada escola-campo: Escola Estadual Dom Pedro II, localizada no Município de Iracema; Escola Estadual Mário David Andreaza; Escola Estadual Militarizada Professora Conceição Costa e Silva, ambas em localizadas na zona oeste de Boa Vista, totalizando 45 estudantes.

De acordo com o coordenador do curso de Licenciatura em Matemática do CBV, professor Joerk da Silva Oliveira,  o evento representa uma forma de evidenciar a importância do Pibid na formação dos estudantes. “Propomos relatos de experiências e apresentação de atividades pedagógicas desenvolvidas no âmbito do programa. Assim, esperamos a participação e o envolvimento de todos os acadêmicos e professores do Pibid/IFRR, da comunidade acadêmica, dos estudantes e professores da rede estadual de educação, no sentido de evidenciar o impacto do programa na formação inicial dos discentes participantes”, disse.

Pibid – É uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos estudantes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.

O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino.

Conforme o Pibid, os projetos devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os alunos serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.

No CBV – Atualmente, a unidade tem 30 acadêmicos de Matemática e 30 acadêmicos de Ciências Biológicas, sendo 24 bolsistas e 6 voluntários de cada área.

O programa também dispõe de 1 coordenador e 3 supervisores para cada área, sendo esses vinculados a escolas de educação básica.

Segundo a coordenadora do Pibid, Luciana Leandro, o programa  é voltado para as licenciaturas e, na edição referente ao edital 2020, que finaliza em 30 de abril de 2022, o o Campus Boa Vista do IFRR foi aprovado pela Capes com o funcionamento dessas duas áreas. “Pretendemos concorrer ao novo edital da Capes e estamos ansiosos para que todas as áreas das licenciaturas ofertadas pelo Instituto Federal de Roraima sejam contempladas”, declarou.

Data: 29/3/22
Horário: 19h às 22h
Relatos de experiências de acadêmicos do Pibid

Data: 30/3/22