DIA DA MULHER - Mulheres são maioria no Campus Boa Vista

por Virginia publicado 08/03/2018 17h50, última modificação 09/03/2018 18h01
Mulheres do Campus Boa Vista são homenageadas com destaque pela importância do papel feminino na instituição

Ao se destacar a ascensão da mulher no mundo do trabalho, percebemos, ao longo dos anos, o aumento do número de servidoras que têm contribuído de forma decisiva com seus conhecimentos e experiências para o desenvolvimento do Instituto Federal de Roraima (IFRR). No Campus Boa Vista (CBV), assim como ocorre em boa parte das instituições de ensino, as mulheres já são a maioria, um total de 146 para 136 homens.

Em meio a um grupo onde predominam as mulheres, os homens aproveitam o Dia Internacional da Mulher, comemorado neste dia 8 de março, para ressaltar a importância da dedicação, do conhecimento, do profissionalismo e da sensibilidade feminina para o sucesso das ações institucionais. “Sou suspeito para falar. Nossa gestão é constituída principalmente por mulheres, e elas, em minha análise, são mais competentes. Das quatro diretorias sistêmicas, três são ocupadas por mulheres. Em todos os setores do campus, elas estão presentes e fazendo a diferença, visto que a gestão tem implementado diversas ações motivando a todos, estudantes, servidores e servidoras. Parabéns a todas as mulheres e muito obrigado pela partilha diária das experiências!”, declarou o diretor de Ensino, professor Ananias Noronha Filho.

Para o coordenador de Protocolo, João Clesio Felisberto, as mulheres agregam valores à instituição. “Elas conduzem os trabalhos com atenção, responsabilidade, firmeza e também com muito amor ao próximo. E, juntando tudo isso, percebemos uma maneira única que elas têm de dar a sua contribuição para a instituição e à sociedade. Parabéns a todas as mulheres!”, concluiu.

Se para os homens o time feminino faz a diferença no Campus Boa Vista e em todo o IFRR, para as mulheres o ato de servir é expresso de forma ainda mais especial. Elas destacam o lado da mulher mãe amorosa, esposa dedicada, amiga-irmã como aspectos valiosos que influenciam em sua atuação no âmbito institucional. “Vivemos em um momento crítico, de muitos conflitos nas relações sociais, e a importância da mulher é, justamente, ajudar na humanização das instituições. Então, um dos aspectos primordiais da mulher é o afeto, no sentido de gerenciar esse processo de humanização”, disse a professora Ana Aparecida Vieira de Moura, coordenadora do curso de Licenciatura em Letras/Espanhol e Literatura Hispânica.

A professora do curso Técnico em Enfermagem Derica Karoly Evarista Almeida ressalta a capacidade de a mulher fornecer uma educação afetuosa e empoderadora, pois, segundo ela, a mulher tem a característica intrínseca de dar afeto e estabelecer cuidados com o outro. Sendo assim, ela tem uma atitude mais acolhedora, mais dinâmica e mais humanizada.

Outra característica bastante apreciada nas mulheres é a capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo ou de atender a muitas demandas em um curto período. “Ela é multitarefa”, diz a servidora Diana Fernandes Gomes, da Coordenação de Finanças (Cofin). “Acordamos muito cedo pela manhã, cuidamos de nossos filhos, de nossos maridos, de nossas casas e também de nossos ambientes de trabalho, sempre com todo zelo e dedicação, com todo carinho e amor, todos os dias, sem reclamar e sem fraquejar, na doença ou nas adversidades. Essas somos nós, mulheres guerreiras e batalhadoras”, completa a servidora.

A ascensão no mercado de trabalho, as conquistas cada vez mais evidentes, a ocupação de cargos públicos e políticos são o resultado de muita luta ao longo de décadas marcadas por violência e discriminação e, por tudo isso, assim como fizeram servidores e servidoras em seus depoimentos, a gestão do CBV homenageia as mulheres, que, com mãos fortes e solidárias, ajudam a construir o IFRR.

Programação – Para celebrar a data, as servidoras participaram, pela manhã, de um lanche compartilhado e de uma dinâmica de acolhimento, com o apoio dos alunos do curso Técnico em Secretariado integral integrado ao ensino médio. À tarde, a programação continua com mais lanche e dinâmica.

Parabéns a todas pelo seu dia!

Jornalista
8/3/2018