NOTA DE ESCLARECIMENTO

por Virginia publicado 23/03/2023 19h30, última modificação 23/03/2023 19h39
A Direção-geral do Campus Boa Vista emitiu nota de esclarecimento sobre o vídeo que circulou nos grupos de uma rede social, na tarde desta quarta-feira, 22, que continha a apresentação da moção de repúdio lida na plenária final da 7ª Conferência de Saúde do Município de Boa Vista, afirmando que os acadêmicos da instituição foram impedidos de participar do referido evento.

Em virtude do vídeo compartilhado em grupos de uma rede social, na tarde desta quarta-feira, 22, que continha a apresentação da moção de repúdio lida na plenária final da 7ª Conferência de Saúde do Município de Boa Vista, afirmando que os acadêmicos da instituição foram impedidos de participar do referido evento, o Campus Boa Vista do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Roraima (CBV/IFRR), vem a público esclarecer que:

 

  1. A moção de repúdio mostra-se totalmente equivocada considerando que os acadêmicos dos cursos Técnico em Enfermagem, Técnico em Análises Clínicas e superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar (TGH) participaram da conferência, inclusive por incentivo dos professores e da gestão deste campus.
  2. Da maneira como os fatos foram expostos denota que o IFRR não tem compromisso com o SUS, causando-nos enorme espanto, pois enquanto instituição federal de educação, ofertante de cursos na área da saúde, fomos a primeira IES no Estado de Roraima a inserir em todas as matrizes curriculares, dos cursos técnicos e superior da área de saúde um componente curricular denominado Legislação do SUS. O referido componente é ofertado desde 1998, com a criação do primeiro curso na área de saúde, e não se trata apenas de cumprimento de grade curricular, trata-se do compromisso assumido pelos profissionais de saúde que aqui atuam na defesa do SUS, por meio de uma formação comprometida com esse sistema. Portanto, não trata-se de um "oba-oba", mas sim de colaboração com o pressuposto constitucional e legal do SUS, quanto à formação de recursos humanos para atender o referido sistema.
  3. Acreditamos que a proposição da referida moção induziu o cometimento de uma injustiça contra o IFRR, considerando que o documento, assinado por mais de quarenta delegados, como dito no vídeo, não possui a assinatura dos acadêmicos que estavam na plenária e pelo que se sabe, não foi posto em votação. A intenção, de quem quer que tenha sido, pode ser classificada como vil e grotesca.
  4. Ressaltamos que o CBV/IFRR parabeniza o Conselho Municipal de Saúde e a Gestão Municipal do SUS pela realização do evento, pois entendemos que as conferências de saúde apresentam-se como espaços ímpares na busca da construção e defesa inegociável do SUS, por meio do Controle Social.
  5. Sendo assim, tal moção não representa nossa prática enquanto instituição de educação que prima pela omnilateralidade e pela formação de cidadãos éticos e  responsáveis.
  6. Reiteramos que o IFRR busca defender a democracia em todas as instâncias. E, nossa prática, em especial dos docentes que atuam nos cursos da área de saúde e dos profissionais de saúde de nossa instituição, é pautada pela defesa do SUS, com vistas à consolidação de um sistema cada vez mais forte, com equidade e verdadeiramente universal.
  7. A instituição já está tomando as medidas cabíveis para apurar se houve ato comissivo ou omissivo, que buscou impedir a participação de nossos acadêmicos na conferência, e caso seja apurada falta ou conduta indevida responsabilizar os envolvidos.

 

Boa Vista, RR, 23 de março de 2023

 

Ananias Noronha Filho
Diretor-geral do Campus Boa Vista em exercício (CBV/IFRR)