Núcleo de Inovação Tecnológica realiza atividades em parceria com pesquisador da Universidade de Aveiro/Portugal

por Virginia publicado 06/10/2017 18h51, última modificação 06/10/2017 18h51

O Núcleo de Inovação Tecnológica do Campus Boa Vista (NIT-CBV), por meio da Comissão Permanente de Inovação (CPI), realizou um levantamento de informações em instituições governamentais e não governamentais, para mapear demandas que possam fundamentar a elaboração, além do incentivo, de propostas de pesquisas de caráter inovador. Essa atividade foi realizada em parceria com o professor doutor Miguel Coutinho, pesquisador do Instituto do Ambiente e Desenvolvimento (Idad), unidade de interface da Universidade de Aveiro, em Portugal, o qual esteve em Boa Vista, no período de 27 a 29 de setembro.

O professor está desenvolvendo um estudo para o Banco Interamericano para o Desenvolvimento (BID) sobre o corredor de exportação Roraima-Guiana, que tem como objetivo principal conceber os termos de referência da Avaliação Ambiental Estratégica desse projeto. “Nesse trabalho, estivemos reunidos com representantes de 15 instituições, oportunidade em que coletamos diversas informações sobre potencialidades e fatores limitantes do desenvolvimento econômico e social do Estado de Roraima. Para a realização dessas atividades, contamos com a importante parceria do Campus Avançado do Bonfim, que deu todo o apoio logístico ao professor Miguel Coutinho, desde o transporte para Lethen até o suporte para locomoção em Boa Vista. Os professores Eliselda Correa, Severino Manoel e Amarildo Ferreira participaram de todas as entrevistas para se apropriar das informações discutidas nas reuniões”, explicou Adeline Carneiro, diretora de Pesquisa e Pós-Graduação do CBV.

Com base nas informações coletadas, a CPI elaborará um documento que norteará as propostas de projetos a serem desenvolvidos no laboratório de pesquisas em inovação do campus.

Foto: Gildo Júnior

6/10/2017