Campus Boa Vista é destaque em eventos científicos locais e nacionais

por Virginia publicado 27/11/2018 22h35, última modificação 28/11/2018 12h42
Alunos pesquisadores e professores orientadores alcançam resultados expressivos no VII Forint e no XII Connepi.

Mesmo diante dos cortes no orçamento enfrentados nos últimos anos pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), o Instituto Federal de Roraima (IFRR), por meio de seus campi, tem envidado esforços para que alunos e professores continuem desenvolvendo seus projetos, tanto na área do ensino, como da pesquisa e da extensão.

Pesquisas – Com os cortes, houve significativa diminuição no número de bolsas de iniciação científica, no entanto os projetos continuam sendo desenvolvidos e muitas descobertas científicas e tecnológicas de estudantes de cursos técnicos e superiores têm ganhado cada vez mais destaque, tanto no âmbito regional como em outras regiões do País.

As premiações refletem o empenho das equipes de pesquisa, formadas por alunos pesquisadores e professores orientadores, em promover a investigação, base de qualquer atividade científica. Além de levantar problemas e identificar suas possíveis causas e consequências, as equipes procuram, por meio da pesquisa aplicada, soluções para problemas que afetam diretamente à sociedade ou parcelas menos favorecidas.

Ensino e Extensão – Na área do ensino, boa parte dos projetos desenvolvidos no CBV é levada para eventos locais e nacionais de  grande repercussão visando à formação profissional do estudantes. Já no campo da extensão, o campus tem, ao longo dos últimos anos, atendido um número significativo de pessoas por meio de projetos voltados ao esporte, à saúde, ao bem-estar e ao lazer, bem como ao aperfeiçoamento profissional de jovens e adultos.

Forint – Recentemente, o Campus Boa Vista recebeu o maior número de premiações no VII Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica (Forint). O evento ocorreu nos dias 21 e 22 de novembro, no Campus Novo Paraíso (CNP), localizado no KM-512 da BR-174, no Município de Caracaraí.

De acordo com a diretora-geral do CBV, professora Joseane de Souza Cortez, os resultados alcançados pelos pesquisadores do CBV trazem satisfação e orgulho para professores e gestores. “Considerando a proposta do Forint, nós nos sentimos muito orgulhosos com a participação do nosso campus no evento. Ressaltamos as diversas produções significativas que representam o fazer educativo que o campus vem buscando. Essa constatação foi percebida, quer pelo número de participantes, quer pelos trabalhos em destaque, que abrangem ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica”, disse.

Veja a seguir os projetos premiados no VII Forint:

Área da Extensão:

1.Projeto: Curso de gestão de arquivo: uma relação teórica sob ótica presencial e virtual.

Expositora: Milena do Carmo Gomes de Castro.

Orientadora: Tatiana Rosa

2. Projeto: Exercitando o pensamento lógico e aptidões físicas de alunos de 8 a 12 anos por meio de jogos pedagógicos nas aulas de Educação Física

Expositora: Lorena de Almeida Rabelo.

Orientadora: Elisangela Costa

3.Projeto: Aplicação do Planejamento Estratégico em uma instituição privada de saúde.

Expositora: Franciele Juliana Coimbra Lins

Orientadora: Lucélia Santos

Área do Ensino:

1.Projeto: Racismo para quê?

Expositora: Kaylla Elizabeth da Silva

Orientadora: Marilda Vinhote Bentes

Área da Pesquisa:

1.Projeto:Material didático manipulável no ensino de matemática para surdos

Expositor: José Gabriel Ribeiro Figueiredo

Orientador Adnelson Jati

2. Freedom Companhia de Dança

Expositor: Richard Brendon Peixoto Vieira

Orientadora: Márcia Rosane de Oliveira Senna

Connepi – Outros 17 projetos de pesquisa estão sendo apresentados até o dia 30 de novembro, no XII Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), em Recife (PE).

De acordo com a diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do CBV, professora Cleide Maria Fernandes Bezerra, o evento representa uma rica oportunidade para compartilhar as pesquisas realizadas no âmbito do IFRR. “O Connepi tem como objetivo impulsionar e difundir a produção científica dos IFs, nas áreas de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico. E, neste ano, a delegação do CBV apresentará trabalhos alinhados com o desenvolvimento social e econômico do País e de caráter estratégico, na ampliação de investimentos na área de ciência e desenvolvimento tecnológico”, explicou.

Dos 17 trabalhos que estão sendo apresentados no Connepi, dois são propostas aprovadas para o Universo IF: o Desafio de Ideias e um projeto aprovado na V Mostra Tecnológica do Grupo de Pesquisa de Energia Renovável, com o tema “Turbina Hidrocinética para Geração de Energia Elétrica de Baixa Potência a partir do aproveitamento do potencial hídrico de igarapés e rios do Estado de Roraima preservando a geografia local”.

Outro importante tema será abordado no minicurso ministrado pelo professor Leandro de Britto Matos: “A história da arte e o mundo em que vivemos”.

Já a professora Nilra Jane Filgueira Bezerra coordenará a miniconferência “Práticas Escolares na Educação Matemática: aspectos históricos desde o Movimento da Matemática Moderna até os dias atuais”.

Fotos: Ascom/Reitoria
27/11/18