Pesquisa visa levantar a efetividade das ações educacionais a distância com foco na formação de professores do IFRR

por Virginia publicado 28/03/2022 21h13, última modificação 28/03/2022 21h13
A pesquisa é aberta a todos os egressos desses cursos. Os interessados têm até o dia 30 de abril para participar.

Sob a coordenação da professora do Campus Boa Vista (CBV) Alexandra de Oliveira Rodrigues Marculo e da professora doutora Raíssa Bárbara Nunes Moraes Andrade, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP/USP), a pesquisa “Efetividade de ações educacionais a distância na formação e qualificação de professores do Instituto Federal de Roraima” pretende avaliar a efetividade de ações educacionais ofertadas a distância verificando a relação entre as variáveis referentes às características da clientela (estratégias de aprendizagem), às reações (procedimentos instrucionais) e a variável referente ao critério de efetividade de treinamento (mensurada mediante impacto do treinamento no trabalho em amplitude e profundidade).

Grupo de pesquisa – A pesquisa é parte das atividades do Grupo de Pesquisa Gestão, Tecnologia e Inovação (GP-GTI/IFRR/CNPq). A professora Alexandra é a coordenadora da linha de pesquisa “gestão organizacional”. Ela explica que, devido à expansão e ao aprimoramento da área de tecnologia da informação e comunicação (TIC), bem como às transformações sofridas no campo de treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E), a educação a distância (EAD) vem sendo considerada apropriada diante de um cenário tão renovador,  que motivou a pesquisa. “Cada vez mais, práticas não presenciais de ensino vêm sendo empregadas, inclusive em caráter emergencial, desde a educação básica até o ensino superior, passando também por programas de ensino não tradicionais, como os cursos de caráter aberto. Apesar do reconhecimento dos benefícios e das vantagens da EAD, ainda restam hiatos na produção e na sistematização dos conhecimentos dessa área. Entre esses hiatos está a formação ofertada a docentes por meio da EAD”, disse.

O grupo de pesquisa GP-GTI é composto pelos seguintes pesquisadores: Lucélia Santos Sousa Gomes, Fernanda Silva do Casal e Stefano Maleski, Thiago Santos Pinheiro Souza, Fabiano Siqueira de Almeida, Alex Rezende Heleno e Tomas Amando Del Pozo Hernandez.

Essa linha de pesquisa tem o objetivo de desenvolver estudos e projetos voltados para a modernização na gestão administrativa de empresas públicas e privadas; investigar tecnologias e práticas de gestão que contribuam para a melhoria contínua dos processos organizacionais; e articular diferentes abordagens em torno das seguintes áreas específicas: estratégia organizacional, comportamento em organizações, gestão de processos de negócios e gestão de pessoas.

DEAD/CBV – O Departamento de Educação a Distância do Campus Boa Vista, vinculado à Diretoria de Políticas de Educação a Distância (Dipead/Reitoria),  elabora, executa e avalia projetos pedagógicos relacionados à oferta de ensino na modalidade a distância. Por meio de parceria com o Ministério da Educação (MEC), com as instituições de ensino e com os municípios, o Deap oferta educação pública superior, com foco na qualidade, para a comunidade externa, promovendo a formação continuada e a qualificação do corpo docente de diversas áreas, por meio de cursos relacionados ao uso das ferramentas digitais para aulas remotas.

A pesquisa é uma importante ferramenta de avaliação de qualidade e de grande interesse institucional.

Seguem os cursos que serão avaliados e os respectivos links dos formulários de avaliação:

Curso de Pós-Graduação em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino do IFRR. Link de acesso ao formulário de avaliação da efetividade do curso: https://forms.gle/9HdYDb7ZyMUJzwmb7.

Curso de Ciências Biológicas. Link de acesso ao formulário de avaliação da efetividade do curso: https://forms.gle/XASL3ga3xGc49pW37.

Capacitação para o Desenvolvimento do Plano de Ensino de Atividades não Presenciais e Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem/Moodle", ofertado pelo Instituto Federal de Roraima para realização das aulas não presenciais durante a pandemia da covid-19. Link de acesso ao formulário de avaliação da efetividade do curso: https://forms.gle/WASV9yXkwP1AtTUF6.

28/3/22