PLANO DE FORMAÇÃO DOCENTE – Campus Boa Vista certificará 32 professores em projeto de extensão nesta quarta-feira, 14

por Virginia publicado 14/12/2022 15h20, última modificação 14/12/2022 15h20
Além dos professores que receberão a certificação, devem participar da solenidade a equipe pedagógica e gestora da escola, bem como os gestores das instituições que apoiaram a implementação do plano de formação: Centro de Formação de Professores de Roraima (CEFORR), Rede Conectando Saberes, Núcleo Boa Vista/RR e Programa Justiça Comunitária, implementado pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), em parceria com a SEED.

Nesta quarta-feira, 14, às 18h30, na Escola Estadual São José, o Campus Boa Vista (CBV) do Instituto Federal de Roraima (IFRR), por meio da Diretoria de Extensão (Direx), realizará a certificação de 32 professores que concluíram as oficinas ofertadas pelo projeto de extensão Plano de Formação Docente da Escola Estadual São José.

A programação da cerimônia de certificação contará ainda com o show musical da Banda Ponto 3.

Apoio - As instituições atuaram de diversas maneiras. O CEFORR e o Programa Justiça Comunitária atuaram, especialmente, na disponibilização dos professores formadores para as oficinas formativas; e a Rede Conectando Saberes, Núcleo Boa Vista/RR além de atuar na disponibilização de professores formadores, doou os livros científicos que serão sorteados aos cursistas no evento de certificação.

Plano de Formação Docente – Coordenado pela professora da Escola Estadual São José e jornalista do Campus Boa Vista, Virginia Albuquerque, o plano foi implementado de maio a novembro de 2022 e teve como principal objetivo ofertar formação continuada aos professores na própria escola, de acordo com demandas dos próprios docentes. “A proposta inicial foi otimizar os espaços dos encontros pedagógicos e aproveitar esses momentos formativos para certificar os professores, agregando valor à ação pedagógica e valorizando o profissional mediante sua dedicação e compromisso com a educação, com os alunos e com a escola. O plano foi resultado de uma construção coletiva, pois teve todo o seu planejamento pautado nas necessidades que os professores apontaram no início do ano letivo, com foco na recomposição da aprendizagem no contexto pós-pandemia. Assim, acreditamos que contribuímos de maneira significativa para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem, e sobretudo, para o desenvolvimento da comunidade escolar, pois já começamos a colher os frutos desse projeto”, disse.

A gestora da Escola Estadual São José, Jeane Lima, destaca que os resultados já estão sendo percebidos no dia a dia da escola. “A partir do Plano de Formação Docente, que foi desenvolvido ao longo do ano letivo, os professores passaram a inovar nas práticas dentro e fora de sala de aula, e consequentemente, os alunos tiveram acesso a conteúdos mais diversificados, contextualizados e relacionados às demandas da sociedade na qual estão inseridos. Isso representa um ganho significativo, tanto para o aluno, que se sente mais motivado; como para o professor que percebe um maior engajamento do aluno; e também para os pais, que percebem seus filhos muito mais participativos. A comunidade escolar também ganha, pois há o desenvolvimento de melhores práticas, que resultam em promoção do conhecimento e mudanças de comportamento”, destacou.

Segundo a diretora de extensão do CBV em exercício, professora Luciane Wottrich, o Campus Boa Vista, por meio da extensão, apoia ações que oferecem oportunidade de trocas de informações e ressignificação de estratégias voltadas para a atuação docente. “Promover formações como essa é contribuir efetivamente para a ampliação de práticas pedagógicas, mediando o conhecimento em sala de aula e melhorar o desempenho escolar dos estudantes. A atuação docente é um processo em constante mudanças entre o ensinar e aprender, no intuito de atender as diferentes formas de educar, das concepções pedagógicas e as reflexões docentes, constituídas ao longo da carreira como uma ferramenta que norteia o caminho pedagógico do dia a dia, como um sinalizador de um processo de ensino e aprendizagem significativo”, relatou.

Segundo a diretora-geral do CBV, professora Joseane Cortez o apoio dispensado pelo CBV às escolas estaduais em ações formativas, reflete um dos principais objetivos institucionais que é o de compartilhar conhecimento. “Ser parceiro da Escola Estadual São José tem sido um privilégio, seja por compartilhar conhecimento, por meio das ações de ensino, pesquisa ou extensão, seja pela troca de experiências e oportunidades. Fazer parte desta formação expressa o compromisso e responsabilidade social que o IFRR tem, através do Campus Boa Vista”, ressaltou.

Prêmio gestão – Com o relato de experiência desse projeto, a Escola Estadual São José está classificada entre as dez melhores escolas, no Prêmio Gestão “Maria Odete Calheiros” – Edição 2022, o que representa uma conquista para todos os envolvidos no desenvolvimento do plano e também para o CBV, como instituição certificadora dessa ação. O resultado das escolas finalistas será divulgado em breve pela SEED.

14/12/22