Professoras do Campus Boa Vista coordenam GT em evento científico

por Virginia publicado 20/08/2021 15h07, última modificação 20/08/2021 15h07
Professoras do Campus Boa Vista coordenam GT em evento científico

O II Encontro de Discentes do Mestrado em Educação é uma organização da Universidade Estadual de Roraima (Uerr)

As professoras do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) Leila Márcia Ghedin, Virginia Marne dos Santos e Esmeraci do Nascimento, e a professora Anna Regina de Moura, da Uniceuma, convidam a comunidade acadêmica e interessados a participar do Grupo de Trabalho (GT) Wittgenstein e Educação, que ocorrerá no 2.º Encontro de Discentes do Curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Roraima (PPGE/Uerr), no período de 18 a 21 de outubro.

Realizado de forma on-line, o evento vai debater o tema “A educação intercultural: os desafios de educar na tríplice fronteira”. O objetivo é contribuir para o avanço da educação com reflexões sobre a diversidade encontrada em território fronteiriço (povos das águas, povos da floresta, de identidades e de línguas, imigrantes, campesinos, ribeirinhos, entre outros) e os respectivos desafios relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, políticas públicas, gestão educacional e práticas pedagógicas da educação básica e do ensino superior.

GT – A proposta do Wittgenstein e Educação é refletir e dialogar sobre usos da terapia filosófica de Wittgenstein na pesquisa e no ensino; usos/significados da palavra em Wittgenstein e sua visão do aprender; jogos de linguagem na atividade da linguagem, jogos de linguagem/práticas culturais; problematização de práticas culturais escolares e não escolares; mobilizações de cultura matemática; matemáticas, etnomatemática; atitude metódico-desconstrucionista de pesquisa; encenação dialógica ficcional, rastros e significações no percurso da pesquisa e na formação inicial de professores.

Submissão de resumos – Os interessados devem fazer sua inscrição e submeter resumos até o dia 29 de agosto, por meio do link https://ppgeuerr.wixsite.com/edme.
A organização do GT é fruto da parceria entre o Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguagens, Práticas Culturais em Ensino de Matemática e Ciências (GPLIMAC) e o Grupo de Estudo e Pesquisa em Turismo, Tecnologia, Educação e Cultura (GEPTTEC).

19/8/21