QUADRI-CON – Primeiro Encontro de Quadrinhos e Cosplays do IFRR será realizado neste sábado, dia 3

por Virginia publicado 02/12/2016 19h30, última modificação 02/12/2016 20h40
Será realizado, neste sábado, das 14h20 às 18h20, no auditório do Campus Boa Vista Centro (CBVC), o 1.º Encontro de Quadrinhos e Cosplays do IFRR (Quadri-Con). O evento, idealizado e organizado pelo professor Orlando Marinho Cerqueira Júnior, é parte de uma atividade de avaliação de um componente curricular do curso Técnico em Secretariado integrado ao ensino médio, na qual serão apresentados os resultados dessa atividade.

Será realizado, neste sábado, das 14h20 às 18h20, no auditório do Campus Boa Vista Centro (CBVC), o 1.º Encontro de Quadrinhos e Cosplays do IFRR (Quadri-Con). O evento, idealizado e organizado pelo professor Orlando Marinho Cerqueira Júnior, é parte de uma atividade de avaliação de um componente curricular do curso Técnico em Secretariado integrado ao ensino médio na qual serão apresentados os resultados dessa atividade.

O encontro, que conta com o apoio do CBVC, por meio do Departamento de Gestão das Áreas de Gestão e Saúde (Deges) e da Coordenação do Curso Técnico em Secretariado, além de ser uma atividade didática, visa multiplicar, para toda a sociedade do Estado de Roraima, a cultura, a integração e o conhecimento de forma inovadora. Esse é um dos pilares que orientam as atividades de ensino do IFRR.

Programação – Organizada de forma diversificada, a programação objetiva agradar aos amantes do universo de quadrinhos, mangás, cosplays e demais vertentes da atual cultura geek, cada vez mais intensa em nossa cidade.

“O evento, que visa valorizar o rico universo das revistas em quadrinhos –   as famosas HQs, hoje consideradas a nona forma de arte –, e dos cosplays, está configurado como uma feira integrada desses temas e contará com exposições do acervo de diversos colecionadores de revistas em quadrinhos, palestras sobre o rico universo das HQs, workshops e com o concurso de cosplays, que premiará os três melhores entre os concorrentes inscritos.

Os alunos de algumas turmas do curso Técnico em Secretariado também apresentarão trabalhos relacionados com o tema do evento. O nome Quadri-Con é nitidamente inspirado no nome do mais famoso evento do segmento comics do mundo, a Comic Con, que também ocorre anualmente no Brasil”, explicou o professor Orlando.

Os colecionadores que exporão parte de seus valiosos acervos no evento possuem peças raras, cuidadosamente guardadas e preservadas durante anos. Uma oportunidade ímpar para o público presente apreciar verdadeiras e divertidas raridades, além de conhecer outras pessoas com gostos culturais similares.

Para aqueles que querem ampliar os conhecimentos, o evento oferecerá palestras abordando os temas quadrinhos, mangá e moda no mundo geek, conduzidas por especialistas nos assuntos. Para os apreciadores de workshops, haverá dois: um sobre o tema card game e outro sobre maquiagem artística de terror. A ideia é que o resultado produzido no último já sirva para integrar e enriquecer ainda mais o evento.

O workshop sobre card games é aberto a todos, porém, no workshop sobre maquiagem artística de terror, as vagas, objetivando um melhor atendimento aos participantes e respeitando a didática do profissional que o conduzirá, são limitadas a 30 pessoas, em uma única turma, cujo público se inscreveu previamente na Deges. Não serão aceitas inscrições fora dos prazos determinados.

Especificamente para o workshop de maquiagem, a pessoa inscrita precisa trazer alguns materiais de uso próprio, já que a atividade envolve o exercício prático do conhecimento adquirido. A pequena lista de materiais está presente no link www.boavista.ifrr.edu.br/quadricon.

Durante o evento, haverá também exposições de trabalhos de oito quadrinhistas locais, que exporão alguns de seus trabalhos; exibição de trabalhos de artistas plásticos que trabalham com action figures; exibição de desenhos animados associados a quadrinhos; e demonstrações de como se joga, por exemplo, o Heroclix. É o Quadri-Con dando visibilidade a vários artistas locais.

“Como se pode ver, a programação foi planejada para agradar a todos os gostos. Outra parte importante do evento busca dar mais visibilidade à arte dos cosplays. Para isso, haverá o Concurso dos Cosplays, com prêmios e troféus para os três melhores escolhidos por uma banca de jurados. Os candidatos interessados devem se inscrever previamente via web e trazer um quilo de alimento não perecível, por concorrente inscrito, exceto sal. Os alimentos deverão ser entregues no dia do evento, durante o credenciamento do candidato, logo que este chegar ao Campus Boa Vista Centro do IFRR”, detalhou o coordenador, acrescentando que a arrecadação de alimentos visa dar um cunho social ao concurso. “Todos os alimentos arrecadados serão destinados, por meio da Coordenação do Curso Técnico em Secretariado, a famílias carentes de nossa cidade, no período natalino que se aproxima”, complementou.

APOIO CULTURAL – Como o projeto é ousado e busca suprir a ausência de grandes eventos desses segmentos no estado, a organização, para realizar um evento desse porte,  foi em busca de parceiros e apoiadores. O Quadri-Con conta com o apoio do RR HQ Clube, da Comics Camiseteria, da Geek Monster, da Bueno & Cia, do jornal Folha de Boa Vista, da  Mega 3, do Mundo Nerd, da Livraria Saber, da Publicolor e da M3 Comunicação e Marketing.

“O acesso ao evento é totalmente gratuito e aberto à comunidade externa do IFRR. A população toda está convidada, até mesmo quem não pretende concorrer ao concurso de cosplays.  Caso alguém queira se destacar e fazer uma produção, é só vestir a fantasia da personagem ou herói favorito e vir se encontrar com os amigos e todos os amantes da cultura geek, numa tarde inesquecível, no 1.º Encontro de Quadrinhos e Cosplays do IFRR. Aguardamos vocês!”, finalizou Orlando.

 

Virginia Albuquerque
CCS/Campus Boa Vista Centro com informações do evento, disponível no endereço: http://boavista.ifrr.edu.br/quadricon/
2/12/2016