RECONHECIMENTO – Professora do IFRR é homenageada como uma das idealizadoras do Connepi

por Virginia publicado 08/12/2016 20h20, última modificação 09/12/2016 14h03

O penúltimo dia do IX Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Iniciação Científica (Connepi) foi marcado pela homenagem prestada à professora do Campus Boa Vista Centro (CBVC-IFRR) Daygles Maria de Souza Lima como uma das idealizadoras do evento. A solenidade de entrega dos troféus, que deveria ter ocorrido durante a solenidade de abertura do Connepi e precisou ser transferida para esta manhã, foi realizada no salão principal do Connepi, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, às 10 horas, com a presença da secretária de Educação Profissional e Tecnológica (Setec-MEC), Eline Neves do Nascimento, que também entregou os troféus aos representantes dos institutos federais que sediaram as edições anteriores do Connepi.

O coordenador do congresso e pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), professor Carlos Henrique Almeida Alves, disse que o momento representava um resgate histórico do Connepi, pois estavam sendo  homenageados os precursores de um dos maiores eventos de pesquisa e iniciação científica da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (Rede EPT).

Para Eline Neves, organizar um evento desse porte representa um desafio, uma vez que congrega diversas instituições. “Reunir um número tão grande de estudantes, professores e demais pesquisadores não é uma tarefa fácil e nem sempre tudo sai perfeito, mas posso afirmar, com toda certeza, que as discussões e a integração aqui promovidas superarão as expectativas e compensarão o esforço dos organizadores”, frisou.

A professora Daygles destacou a relevância do evento, de caráter nacional, como resultado do trabalho conjunto de várias pessoas que, no curso de onze anos, acreditaram que o sonho pode se tornar realidade desde que o esforço seja coletivo. “O Ifal, ao nos prestar esta homenagem, além de ser extremamente carinhoso conosco, resgata um pouco dessa história da qual muito me orgulho de ter participado, tanto como docente quanto como coordenadora da Rede de Pesquisa e Inovação da Rede Norte-Nordeste (Nudes) por oito anos. A história do desenvolvimento da pesquisa e da inovação se confunde com a própria história do Connepi. Nesse sentido, sinto-se extremamente honrada por ter feito parte do grupo de professores que pensaram inicialmente em um evento que possibilitasse a divulgação dos trabalhos de pesquisa dos alunos e dos professores que, à época, faziam parte das instituições de educação básica, profissional e tecnológica do Norte e do Nordeste”, disse a homenageada.

O IFRR reafirma a satisfação pela homenagem recebida pela professora Daygles e destaca os relevantes serviços prestados por ela à frente da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, a exemplo da idealização do Connepi.

CCS/Campus Boa Vista Centro na cobertura do Connepi 2016
8/12/2016