Redimensionamento das práticas pedagógicas é discutido em encontro no Campus Boa Vista

por Laura publicado 01/02/2017 21h00, última modificação 02/02/2017 11h34
O evento acontece na quarta e na quinta-feira, dias 1. ° e 2, no auditório do CBV, das 8h às 12h e das 14h às 18h

Os professores e a equipe técnico-pedagógica do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR) reúnem-se, nesta quarta e na quinta-feira, dias 1. ° e 2, no encontro pedagógico do primeiro semestre letivo de 2017. Nesta edição, o tema discutido é o “Redimensionamento das práticas pedagógicas através do planejamento participativo”.

O evento foi aberto com uma mesa-redonda, da qual fizeram parte a reitora do IFRR, Sandra Mara Botelho, a pró-reitora de Ensino, Sandra Grützmacher, a diretora-geral do CBV, Joseane Cortez, o diretor de Ensino do campus, Ilzo Costa Pessoa, e a diretora do Departamento de Apoio Pedagógico e Desenvolvimento Curricular e presidente da comissão organizadora do evento, Larissa Santana.

A diretora-geral do CBV, Joseane Cortez, explicou que o propósito do encontro é discutir conjuntamente o redimensionamento do fazer educativo no ensino, na pesquisa e na extensão. “No último processo seletivo e vestibular, mais de 4 mil pessoas se inscreveram, demonstrando anseio em fazer parte do IFRR. Isso nos traz uma responsabilidade imensa, exigindo de cada um mais planejamento, colaboração, compromisso, além de um novo olhar. Essas são reflexões que serão desenvolvidas no encontro pedagógico como alavanca para o desenvolvimento do ano letivo que se inicia”, complementou.

Para a reitora do IFRR, Sandra Mara Botelho, o tema em debate é relevante, principalmente devido ao atual cenário nacional. “Discutir nossa prática pedagógica garantirá que tenhamos mais êxito e segurança no cumprimento da missão institucional. Portanto, reforço a importância do comprometimento de vocês com o planejamento participativo, para que possamos, juntos, buscar o aperfeiçoamento dos serviços ofertados pelo Instituto Federal de Roraima”, disse.

Ainda durante o dia, os participantes assistiram à palestra “Redimensionamento das práticas pedagógicas: afetividade e aprendizagem”, proferida pelo professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR) Dr. Pedro Menin, o qual abordou, entre outros pontos, as estratégias de avaliação e planejamento, o contexto da produção do trabalho educativo e a ligação entre a aprendizagem, a afetividade e a cognição.

A professora de Língua Inglesa Renata Ticianeli atua no campus há mais de oito anos. Ela explicou que sempre participa dos encontros pedagógicos porque eles permitem a discussão sobre novas possibilidades para a educação. “Não é só o aluno que precisa se preocupar com o aprendizado, nós, professores, também, visto que temos, por exemplo, metas a serem cumpridas, responsabilidades com o processo de ensino-aprendizagem, com a permanência e o êxito do corpo discente, e com o combate à evasão”, explicou.

O técnico em assuntos educacionais do CBV Giovani Calerri também enfatizou as contribuições dos encontros e falou da importância da participação dos servidores, sejam docentes, sejam técnicos administrativos. “É neste tipo de evento que temos a oportunidade de refletir sobre as ações referentes aos nossos alunos. Nós estamos aqui por causa deles, e é nosso dever, com o corpo docente, garantir o bem-estar de cada um”, pontuou.

A programação do encontro ocorre no auditório do CBV, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Conforme explicou a presidente da comissão organizadora, Larissa Santana, além de palestras com profissionais convidados de outras instituições, haverá debates e apresentações de projetos e ações para o semestre 2017.1. “Com essas atividades, pretendemos possibilitar a ação-reflexão-ação dos docentes e da equipe técnico-pedagógica no redimensionamento das práticas pedagógicas à luz dos novos desafios educacionais”, esclareceu.

No dia 3 de fevereiro, serão realizadas quatro oficinas, em que os participantes poderão aprender sobre a Plataforma Moodle, os utilitários do Q-Acadêmico, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e treinar em base de dados e fontes de pesquisa. As inscrições poderão ser feitas a partir desta quinta-feira, dia 2, no mesmo local do credenciamento. Cada docente poderá se inscrever em uma oficina por turno. Informações sobre os conteúdos programáticos, os locais e os horários das oficinas estão disponíveis em https://goo.gl/uMjOK8

Laura Veras
Fotos: Marcos Sá