Representantes do Campus Boa Vista participam do 11.º Seminário Institucional do Pibid

por Virginia publicado 06/11/2018 18h56, última modificação 06/11/2018 18h56
O evento segue até a noite de hoje, com oficinas e mesas redondas, na UFRR.

O Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV-IFRR) participa, desde a segunda-feira, dia 5, na Universidade Federal de Roraima (UFRR), do 11.º Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid-Capes-IFRR). O evento é realizado em parceria com a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a Universidade Estadual de Roraima (Uerr).

Participam os alunos do Pibid (triênio 2018-2020), egressos e professores, que interagem em diferentes atividades, como mesas-redondas, palestras e relatos de experiência.

De acordo com a coordenadora do Pibid no CBV, professora Daygles Maria de Souza Lima, o seminário congrega as três principais instituições de ensino superior do Estado de Roraima para discutirem, pontualmente, no âmbito do cenário educacional brasileiro, a situação das licenciaturas, ressaltando questões de fundamental importância. “Assuntos importantes, como a Base Nacional Curricular Comum, a BNCC, o Projeto Curricular dos Cursos, os PCCs, a evasão e os principais desafios para a formação docente, estão sendo debatidos. No que concerne especificamente ao Pibid, a importância da nossa participação no evento consiste no fato de possibilitar o intercâmbio entre os alunos, os coordenadores de área, os professores supervisores e os professores coordenadores das três instituições de ensino, bem como entre os egressos das versões anteriores do Pibid. Com isso, enriqueceremos a prática docente no desenvolvimento do programa, com base nos relatos das experiências exitosas, dos debates e da troca de informações. Além disso, um dos objetivos do evento é a formação do Fórum dos Coordenadores do Pibid e do Fórum das Licenciaturas, com representantes das três instituições participantes”, explicou Daygles.

Programa – O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com vistas a fomentar a iniciação à docência de estudantes das instituições de educação superior.

Alguns representantes do IFRR participam do evento com a apresentação de relatos de experiência. São eles: Dorivaldo Vicente Júnior – ex-bolsista do Pibid e egresso do curso superior de Licenciatura em Educação Física; Dorival do Vale Santos – ex-bolsista do Pibid e egresso do curso superior de Licenciatura em Educação Física; e Luciana Leandro Silva – ex-coordenadora de área do Pibid e professora do curso superior de Licenciatura em Educação Física.

Eventos associados – O Seminário Institucional do Pibid no IFRR faz parte do I Encontro das Licenciaturas de Roraima e de eventos associados que têm como proposta congregar instituições de ensino superior (IES) e secretarias de ensino em prol da discussão acerca do cenário educacional brasileiro, com especial atenção à formação docente na Região Amazônica. A reestruturação do Pibid e a implantação do Programa de Residência Pedagógica serão o foco das atividades. Dessa forma, pretende-se criar um ambiente profícuo para o intercâmbio de ideias sobre os desafios da formação docente no Estado de Roraima e os possíveis caminhos para superá-los.

Os eventos associados são o I Encontro das licenciaturas de Roraima, a Semana de Graduação do IFRR, o XI Seminário Institucional do Pibid e o I Seminário Institucional de Residência Pedagógica.

Dia 5 de novembro

Local: UFRR

8h às 9h – Credenciamento

8h45 – Apresentação Cultural

• Me. Marcos Vinícius Ferreira da Silva

9h às 10h – Mesa de Autoridades

• Dra. Lucianne Braga Oliveira Vilarinho (UFRR) e Graciela Cristina Ziebert (Seed-RR)
  • Dra. Daygles Maria Ferreira de Souza (IFRR)
  • Dra. Juliane Marques de Souza (Uerr);
  • Dr. Joao Paulino da Silva Neto (UFRR) e Dra. Elisângela Gonçalves Lacerda  (UFRR)

10h às 12h – Palestra de Abertura

Tema: “BNCC e docência na educação básica: cenários e desafios”

Palestrante: Dr. Lourival José Martins Filho (UDESC)