RESPONSABILIDADE SOCIAL – IFRR oferece cursos na área de língua portuguesa para imigrantes

por Virginia publicado 09/06/2017 20h07, última modificação 09/06/2017 20h07
Começou, nesta quinta-feira, dia 9, o curso Língua Portuguesa e a Cultura Brasileira para Estrangeiro Básico, às terças e às quintas-feiras, das 18h às 20h, no Campus Boa Vista (CBV), com carga horária de 50 horas.

Começou, nesta quinta-feira, dia 9, o curso Língua Portuguesa e a Cultura Brasileira para Estrangeiro Básico, às terças e às quintas-feiras, das 18h às 20h, no Campus Boa Vista (CBV), com carga horária de 50 horas.

Ministrado pela professora Marlucia de Maria Freitas de Farias, o curso terá metodologia baseada na conversação, com o intuito de cooperar com os imigrantes na compreensão de informações básicas utilizadas no dia a dia, seja nas relações sociais com os vizinhos, seja nos locais de trabalho, seja nas demais situações em que precisem solicitar ajuda ou mesmo informações sobre serviços de saúde, segurança, educação, entre outros.

“Esse curso surgiu para atender a uma demanda de duas enfermeiras haitianas que procuraram o IFRR com o interesse de revalidar o diploma. Elas migraram para a Venezuela por causa da crise político-social pela qual passa o Haiti, e enfrentaram o mesmo problema em solo venezuelano, tendo que migrar novamente para outro país para fugir da crise e da violência. Mas, como a instituição não oferece o serviço de revalidação, foi-lhes oferecida a possibilidade de aprender um pouco mais sobre a língua portuguesa, uma vez que os imigrantes, sejam haitianos, sejam dominicanos, sejam venezuelanos, enfrentam dificuldades por conta do desconhecimento do novo idioma”, explicou o professor Weliton Ferreira, coordenador de Cursos de Formação Inicial e Continuada do CBV e colaborador do projeto.

Os interessados ainda podem se inscrever, pois ainda não foram preenchidas as 25 vagas disponibilizadas.

 

Curso de Extensão: Língua Portuguesa para Estrangeiros Básico

Carga Horária: 50 horas

Período: 8/6 a 19/9/2017

Ministrante: professora Marlucia de Maria Freitas de Farias

Informações: 3621-8003 (Coordenação de Projetos de Extensão)

 

Virginia Albuquerque

CCS/Campus Boa Vista

9/6/2017